Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

PM encontra pen drive contendo informações sobre oficiais e soldados acreanos

IMG-20150723-WA0085Policiais militares encontraram, no início da semana, um pen drive contendo uma série de informações sobre os integrantes do 1º Batalhão da PM, de oficiais a soldados. As informações, nomes, endereços e fotos, estavam em poder de um suposto membro da facção criminosa Bonde dos 13, identificado como Pedrinho.


O pen drive foi encontrado durante um patrulhamento de rotina pelas ruas do bairro Preventório, quando os policiais perceberam o individuo em atitude suspeita e o abordaram.


Pedrinho chegou a afirmar para os militares que o dispositivo seria entregue a outro membro da facção, mas não quis revelar seu nome.


A reportagem teve acesso às informações por meio de policiais militares que pediram para não serem identificados, pois o caso vem sendo tratado entre o alto comando da Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública.


De acordo com os militares, a guarnição realizava o patrulhamento de rotina pelo Preventório quando se depararam com homem em atitude suspeita. Durante a revista os militares encontraram alguns objetos pessoais, entre os quais, um pen drive que continha uma listagem com todos os membros do 1º BPM, do comandante ao soldado mais novo. Pedrinho seria um dos membros do Bonde dos 13, facção criminosa genuinamente acreana criada dentro do presídio Francisco D’Oliveira Conde, com o objetivo de rivalizar com Primeiro Comando da Capital (PCC), barrando seu crescimento dentro das cadeias do Estado.


Segundo os policiais, Pedrinho afirmou que o pen drive seria entregue ao um dos lideres do Bonde, mas não revelou quem seria a pessoa. As suspeitas são de que as informações seriam usadas pela facção para crimes em série contra os militares, até mesmo execuções. A notícia se espalhou rapidamente pelos grupos de whatsApp, onde participam somente policiais militares, que estão redobrando os cuidados nos períodos de folga.


A reportagem entrou em contato com o comandante interino da Polícia Militar, coronel José Américo Gaya, para saber quais as medidas que estão sendo adotadas quanto às informações que estavam em poder de “Pedrinho do Bonde dos 13”. De acordo com o oficial, o serviço de inteligência da Polícia Militar e da Segurança Pública estão trabalhando para identificar como o dispositivo foi parar nas mãos do suspeito.


“Estamos com os serviços de inteligência trabalhado para saber em que circunstância o pen drive foi chegar até esse individuo. Trabalhamos com todas as possibilidades, nenhuma hipótese é descartada, mas, o mais provável é que alguém tenha perdido o dispositivo e coincidentemente esse rapaz achou o artefato”, comentou o comandante.


Sair da versão mobile