Menu

Depois de enfrentar ação de crime eleitoral, Sebastião ganha medalha do TRE

Foto: Gleilson Miranda/Secom Rio Branco (Acre) O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou nesta sexta-feira, 19, sessão solene de diplomação dos candidatos do governador Tião Viana e da vice-governadora Nazaré Araújo e demais eleitos no pleito de 2014. A sessão foi realizada, excepcionalmente, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). A sessão foi aberta pelo presidente do TRE, desembargador Adair Longuini e seguiu com a entrega dos diplomas aos eleitos para o cargo de deputado estadual. Em seguida, foram entregues os diplomas aos deputados federais. Após as diplomações, o presidente do TRE fez um pronunciamento onde lembrou os desafios do Tribunal na realização das eleições e ressaltou que a certificação entregue pelo Tribunal aos eleitos “expressa à vontade do povo”.O governador Tião Viana, representando o Poder Executivo, fez breve pronunciamento agradecendo os votos que recebeu do eleitorado acreano e possibilitaram sua recondução ao cargo majoritário, classificando o ato como um momento especial.“Esse diploma é muito especial. Confesso a todos que já fiz diversos concursos, em quase todos fui bem sucedido, muitas vezes, classificando-me em primeiro lugar. Mas, o mais bonito diploma é àquele dado pelo povo na democracia”, declarou Tião Viana.Honra e desafios da governança Tião disse ainda quem o momento da diplomação é uma honra, não apenas para ele e sua família, mas principalmente para a vice-governadora Nazaré Araújo, filha do ex-governador José Augusto de Araújo, que foi tirado do poder pelo golpe militar. O governador destacou que os desafios do próximo mandato são grandes, mas lembrou que o governo estadual tem recebido apoio firme da presidente da República, Dilma Rousseff, diplomada na quinta-feira, 18, para exercer seu segundo mandato. “Tenho um agradecimento espacial ao senador Jorge Viana por ser da minha geração de governadores. Uma geração que ajudou a semear novos ideais, novos caminhos, numa maneira de pensar na região amazônica de maneira distinta. Depois, circundado pelo governador Binho e depois por mim. Só tenho gratidão a expressar pelo povo do Acre”, concluiu o governador.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nada como um mandato atrás do outro para você provar que é amigo da Justiça Eleitoral. Depois responder acusações de abuso de poder político e econômico e uso indevido de meios de comunicação, no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governador Sebastião Viana (PT), será homenageado pela corte do TRE do Estado do Acre


Em solenidade que acontece no dia 23 de julho, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, na Avenida Antônia da Rocha Viana, o governador petista receberá a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Acre, das mãos do presidente da instituição, desembargador Adair Longuini. A comenda é concedida pelos serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Publicidade

Em 2010, Sebastião Viana enfrentou o risco de perder o mandato na Justiça. Ele seu vice-governador, César Messias, o senador Jorge Viana e o secretário Edvaldo Magalhães, foram absolvidos no TRE-AC. O Ministério Público Eleitoral recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral. O processo se arrastou pelos quatro anos do primeiro mandato do chefe do Executivo do Acre.


As provas dos supostos crimes políticos cometidos pela chapa majoritária da Frente Popular foram invalidadas com base em ligações anônimas. Apesar do volume de provas colhidas pelo MPE, a defesa alegou inocência de Viana. No decorrer do processo, até mesmo uma juíza eleitoral caiu de seu cargo, acusada de suposto envolvimento com o senador Jorge Viana.


No mês de agosto de 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu o governador Sebastião Viana (PT), o senador Jorge Viana (PT/AC), o vice-governador César Messias (PSB) e o secretário estadual de Indústria, Edvaldo Magalhães, do pedido de cassação do registro/ diploma, ainda relacionado às eleições de 2010, pelas acusações de crime eleitoral.


Segundo informações repassadas por servidores da Aleac, o governador Sebastião Viana encaminhou um pedido aos deputados da base de governo para aprovar uma homenagem ao desembargador Adair Longuini, que deverá entrar com um pedido de aposentadoria nos próximos meses. Isso seria uma espécie de “troca de gentilezas” entre o executivo e o judiciário.  Ele receberá a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido