Uma comissão formada por deputados estaduais poderá ser formada para pedir esclarecimentos da Eletrobras, sobre a execução do programa Luz para Todos nas comunidades rurais do interior do Acre. A iniciativa é de Eber Machado (PSDC), que reivindica ainda que a estatal faça a nomeação de um diretor que conheça a “realidade e as peculiaridades” dos 22 municípios do Estado.
“Eu falei duramente contra a Eletrobras, porque sei o quanto ela está sendo irresponsável com o nosso Estado. O programa Luz para Todos, parou em 2010, abriram uma licitação em 2014, mas até hoje os contratos não foram assinados com as empresas vencedoras do certame. Esta Casa precisa designar uma comissão de parlamentares para verificar o que está acontecendo”, diz Eber.
Segundo o parlamentar, o atual diretor da estatal não consegue atender as necessidades do Acre, porque é responsável pela administração da Eletrobras nos estados de alagoas, Piauí e Roraima. Machado alerta que estaria deixando de circular na economia do Estado, mais de R$ 40 milhões, valor da segunda etapa do programa Luz para Todos licitada em 2014.
“É um recursos a fundo perdido, precisamos que estes contratos sejam assinados para aquecer a economia com estes recursos. Será um grande prejuízo se os contratos não forem assinados de imediato, as obras poderão iniciar apenas em 2016, precisamos saber de fato e de direito, o que está acontecendo. Solicito a formação de uma comissão para ir na Eletrobras pedir esclarecimentos”, finaliza Eber Machado.