Os professores da rede estadual de educação decidiram em assembleia geral, realizada nesta segunda-feira (13), continuar com a greve que completou nesta terça-feira 26 dias. Durante as falas, manifestantes não permitiram espaço para apresentação das propostas. Após a concentração em frente a Polícia Militar, os professores percorreram as ruas do Centro de Rio Branco e fizeram um novo manifesto em frente ao gabinete do governador.
A presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Acre (SinproAcre), Alcilene Gurgel, afirmou que os grevistas presentes preferiram manter o movimento. “Não houve oportunidade para apresentação os pontos da proposta sugerida pelo SinproAcre. O governo continua afirmando que qualquer negociação só poderá ser realizada em setembro, mas os professores querem avanços de forma imediata”, ressalta.
A proposta consistia num compromisso entre o governo e as lideranças sindicais de que em setembro voltaria a analisar o cenário econômico para confirmar o pagamento da metade da VDP e VDG aos professores ainda este ano.
“Desde o início das negociações, em março deste ano, o governo afirma que não tem condições de oferecer reajuste salarial à categoria, por isso, tentamos conquistar outras pautas importantes que estão na mesa de negociação. Nunca desistimos de oferecer possibilidades de valorização para o professor”, confirmou a presidente.
Entre outras reivindicações a categoria exige reajuste salarial de 20%, realização de concurso público efetivo, o estabelecimento do índice de 10% de uma referência para outra em toda a tabela de progressão a partir de 2016. Além do pagamento retroativo dos adicionais do ensino especial.
O conjunto de invasões e depredações nos prédios da Praça dos Três Poderes em Brasília…
A Polícia Federal do Acre cumpriu nesta quarta-feira, 8, em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima,…
Rio Branco, capital do Acre, possui a tarifa de transporte público mais barata entre as…
As cinco cidades do Vale do Juruá registrara uma redução nos casos de homicídios, mas…
Com um quadro de saúde considerado praticamente irreversível, Esmeralda Melo, 51 anos, esposa do ex-deputado…
O Acre terá uma quarta-feira marcada por calor, sol entre nuvens e possibilidade de chuvas…