Categories: Cotidiano Notícias

Justiça do AC condena motorista de ônibus por homicídio culposo

Published by
Da redação ac24horas
[elementor-template id="1541731"]

O Juízo da Vara de Acidentes de Trânsito e Delitos de Drogas da Comarca de Rio Branco julgou e condenou o réu Everson da Silva Filgueiras a uma pena de dois anos e 11 meses de reclusão pelas práticas dos crimes de homicídio culposo (cometido contra a vítima fatal Estefânia Guimarães Cabanelas, 14 anos) e lesão de natureza grave (cometido contra a vítima Vitória Lauane Costa Bezerra, 9 anos), ocorridos no dia 13 de janeiro de 2015, em um acidente de trânsito no bairro Tancredo Neves.


A sentença, de autoria da juíza substituta Kamylla Acioli, que responde pela unidade judiciária, será publicada no Diário da Justiça Eletrônico, e destaca que o acusado agiu de maneira imprudente ao realizar a manobra irregular que resultou nas práticas criminosas, uma vez que deixou de tomar os cuidados necessários para a condução segura do veículo.


Entenda o caso


De acordo com a denúncia do Ministério Público do Acre (MPAC), o réu, motorista de uma empresa de ônibus urbano da Capital, teria matado a adolescente Estefânia Guimarães ao realizar uma manobra irregular e adentrar pela contramão a Avenida Antônio Pessoa Jucá, no Bairro Tancredo Neves, tendo, ainda, causado lesões de natureza grave à garota Vitória Lauane, que apesar de ter sido atropelada, sobreviveu aos ferimentos.

Anúncios


Segundo o Laudo Pericial de Ocorrência de Trânsito juntado aos autos, a causa determinante do acidente teria sido “o brusco desvio direcional à esquerda realizado pelo condutor do ônibus adentrando a faixa contrária de tráfego, resultando no acidente”.


Por esses motivos, o MPAC requereu a condenação do acusado pelas práticas de homicídio culposo (quando não há intenção de matar, mas sim, culpa pelo ocorrido) e lesão corporal grave, cometidos contra as vítimas.


Sentença


Após analisar as provas documentais e testemunhais produzidas durante a instrução processual caso, a juíza substitua Kamylla Acioli, destacou haver restado devidamente comprovado que o acusado foi de fato o autor do acidente que resultou na morte da vítima Estefânia Guimarães e em lesões graves causadas à vítima Vitória Lauane, “não podendo a responsabilidade do réu ser excluída”.


A magistrada também assinalou a presença de conduta de inobservância do cuidado objetivo (imprudência) e a previsibilidade do evento, além de seu resultado lesivo, uma vez que o réu não tomou as devidas precauções em uma situação que exigia extrema cautela.


“Dentro de tais circunstâncias, ao conduzir um ônibus, um veículo de grande extensão, deve o responsável pela direção, a todo momento, fazer o percurso pensando na integridade da pessoa humana, dada sua fragilidade, sobretudo na situação exposta nos autos, em cuja via o próprio réu relatou não ser o meio apropriado para fazer a manobra (…), sabendo que havia escola por perto”, anotou a juíza substituta.


Por fim, considerando que o acusado agiu com imprudência na direção do veículo, a magistrada julgou procedente a denúncia do Ministério Público Estadual e o condenou a uma pena total de 2 anos e 11 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, pelas práticas dos crimes de homicídio culposo (da vítima fatal Estefânia Cabanelas) e lesão corporal grave (contra a vítima Vitória Lauane Bezerra).


Por se tratar de crime culposo, em atenção ao disposto no art. 44, inciso I, segunda parte, do Código Penal, a pena privativa de liberdade foi substituída por pena restritiva de direitos, na modalidade prestação de serviços à comunidade, durante seis horas semanais, em local a ser determinado pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) da Comarca de Rio Branco.


O réu, que também teve sua habilitação suspensa pelo período de sete meses, ainda pode recorrer da sentença.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Festival Tanabata Matsuri celebra cultura japonesa em Rio Branco

A segunda edição do festival Tanabata Matsuri, organizado pela Associação de Nerds do Acre (Anac),…

27/07/2024

Sabrina Sato, Galvão Bueno e Mauren Maggi participam de abertura da Casa Brasil

A Casa Brasil, em Paris, recebeu convidados especiais nesta sexta-feira, 26, dia de abertura. O…

27/07/2024

Trio é preso com duas armas de fogo e um simulacro na capital

Três indivíduos foram presos por porte ilegal de arma de fogo pela Polícia Militar, sendo…

27/07/2024

Juiz ordena que indicado de Rueda volte à presidência do UB em Manoel Urbano

O juiz eleitoral Felipe Henrique de Souza decidiu que a direção do União Brasil em…

27/07/2024

Neném solicita intervenção no Calçadão Raimundo Escócio no centro da capital

Após ouvir inúmeras reclamações dos comerciantes na área central da cidade, o vereador e presidente…

27/07/2024

Milton Neves critica Olimpíadas, é ‘cancelado’ na web e esbraveja: ‘Arrogantes’

Milton Neves esbravejou e desabafou neste sábado ao ser atacado no X (antigo Twitter) por…

27/07/2024