Menu

Governo oferece 25 mil litros de diesel para recuperação de ramais e revolta agricultores no interior

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

jonasecristovam (1)O governador Sebastião Viana (PT) mandou oferecer 25 mil litros de óleo diesel para agricultores do município de Acrelândia recuperarem ramais, em parceria com a prefeitura, nesta terça-feira, 07. A oferta gerou revolta generalizada entre colonos presentes na reunião convocada pelo prefeito Jonas Dalles (PT) para o anúncio. O diretor do Deracre, Cristovam Moura, foi quem teve que que colocar “a cara para bater” no encontro.

A reunião ocorreu no auditório da Seaprof e a revolta dos colonos com o anúncio da “ajuda” do governo terminou em protestos regados a muito constrangimento para o prefeito e para o diretor do Deracre. Os dois foram obrigados a ouvir ao menos 20 produtores rurais fazerem duras críticas ao governo do PT. Um deles, presidente da Associação dos Proprietários de Máquinas Pesadas, Nésio Carvalho, disse que o governo prefere nomear a “companheirada” ao invés de investir em ramais. “Nos últimos meses foram 90 nomeações”, afirmou.

Anúncio

Outros agricultores disseram que de nada adiantou o prefeito Jonas Dalles deixar a oposição para se filiar ao PT. “Antigamente a gente não podia reclamar porque nosso prefeito era oposição, a Câmara era toda oposição, agora a Câmara é governo, o prefeito é governo e o Tião Viana comete a indelicadeza de mandar uma oferta dessa”, disse José Tiengo, produtor rural.

Localizado a cem quilômetros de Rio Branco, o município de Acrelândia é destaque há anos na produção agrícola do Acre. É um dos maiores produtores de banana da Região Norte, se destaca na colheita do café e é um dos polos madeireiros. Tem 1.370 quilômetros de remais e entre outras culturas regionais produz leite. Nos últimos anos vive o ostracismo relegado pelo poder público, segundo o vereador Ariston Jardim (DEM), uma voz solitária na região em favor dos colonos isolados pela falta de ramais trafegáveis.

O prefeito Jonas Dalles tentou justificar a oferta do governo, lembrando da crise nacional, assim como se desculpou o diretor do Deracre, Cristovam Pontes.

Ao final os colonos receberam uma notícia animadora, enviada pelo senador Sérgio Petecão (PSD), de Brasília. Por intermédio de seu gabinete, o senador assegurou que vai lutar pela liberação de uma emenda em caráter de urgência para a compra de 75 mil litros de combustíveis.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.