No total foram aplicadas 53.251 vacinas. O secretário de Saúde, Oteniel Almeida, destaca que foi necessário um grande esforço por parte da equipe da secretaria, para garantir a cobertura vacinal. Ressalta que devido à baixa procura pela vacina, principalmente por parte das crianças com até cinco anos de idade, que precisavam ser levadas pelos pais, as equipes tiveram que fazer busca ativa. “Além das unidades de saúde, em postos móveis, em locais de grande aglomeração de pessoas, como o Terminal Urbano, OCA e Senadinho, nossos técnicos também levaram as doses da vacina para escolas e creches”, explica.
Com relação à população do público alvo, o grupo que teve maior índice de cobertura vacinal foi o de trabalhadores da saúde, com 97,57 por cento, seguido pelos idosos, com 91,53 por cento. As puérperas (mulheres que tiveram filhos com até 45 dias) alcançaram 88,71 por cento, em seguida vêm as grávidas com 85,62 por cento. A cobertura vacinal das crianças menores de cinco anos de idade foi de 67,52 por cento.
Oteniel ressalta que uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que desde que a campanha foi lançada, há 16 anos, os casos de morte e internação do público alvo por causa da gripe, tiveram redução de 62 por cento, o que comprova a eficácia da vacina. “Quando essa campanha foi lançada o público alvo eram os idosos, e depois foi ampliada, mas as pessoas não criaram o hábito de procurar a vacina contra a Influenza, que na rede particular, custa mais de R$ 600”, conclui o secretário.
O comportamento da bancada do PP com relação a um suposto acordo entre Gladson e…
Rui Kennedy de Morais Araújo, de 18 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio…
O nome de Neymar ficou entre os assuntos mais comentados na tarde de Natal, quarta-feira,…
O último final de semana do ano deve ser de chuva em todo o país.…
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia…
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que,…