Categories: Coluna do Nelson Notícias

Votos de tucanos barraram a redução da maioridade penal

Published by
Da redação ac24horas

Faltaram exatamente cinco votos para que a proposta de redução da maioridade penal fosse ao segundo turno na Câmara dos Deputados, durante a votação da terça (30), à noite. Por ironia do destino, exatamente cinco deputados federais do PSDB votaram contra a proposta e enterraram a matéria que tem forte apelo popular. Max Filho (PSDB-ES), Mara Gabrilli (PSDB-SP), João Paulo Papa (PSDB-SP), Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e Betinho Gomes (PSDB-PE), na prática, jogaram contra o próprio partido e ajudaram a bancada do PT e o Governo Dilma (PT) a terem uma vitória retumbante.


Cortina de fumaça
Alguns parlamentares da oposição no Congresso Nacional acham que todo esse debate sobre a redução da maioridade penal foi apenas uma cortina de fumaça. Como as investigações do Lava Jato batem na porta da presidente Dilma e do ex-presidente Lula (PT) conseguiram mudar o foco de atenção da população.


Erro da bancada
O deputado federal Major Rocha (PSDB-AC) admitiu que houve erro da bancada do PSDB na hora de fechar questão sobre a votação. Segundo ele, esses cinco deputados tucanos votaram de acordo com as suas convicções pessoais.


O 171 ainda pode voltar com outra roupa
Rocha afirmou ainda que ainda nesta quarta, 1, poderá ser votada uma emenda aglutinativa, ao projeto inicial. Isso significa que retirando alguns pontos polêmicos a redução da maioridade penal ainda poderá ser aprovada na Câmara.


Sugestão correta
Por outro lado, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) vai lutar para que a redução da maioridade seja decidida por consulta popular. Ele vai propor um referendo a ser votado junto com as eleições municipais.


Ampliação do debate
Se a proposta de Flaviano ganhar vento, a sociedade brasileira, poderá ampliar o debate. Os prós e os contra da redução da maioridade penal poderão ser analisados pela população que decidirá sobre o que deseja em relação ao tema.


A oposição da oposição
Enquanto isso, aqui no Acre alguns membros da oposição ao Governo do PT já estão olhando para alguns “aliados” com desconfiança. Em breve, oposicionistas mais radicais pretendem questionar a postura confortável de quem está cima do muro.


Conflito de interesses
A verdade é que aquela máxima: “farinha pouca, meu pirão primeiro” pode fazer estragos na oposição do Acre. Alguns estão se comportando de acordo com os seus interesses pessoais e familiares momentâneos. Tem um importante líder da oposição que já me disse que a hora de falar a verdade à população do Acre está chegando.


Papo de candidato
Perguntei ao prefeito de Feijó, Merla Albuquerque (PT) se irá concorrer à reeleição. A resposta dele é que 2015 é ano para trabalhar e colocar o município em ordem e não pensar em eleição. Típica resposta de candidato.


Sonhando alto
O vereador de Brasiléia, Joelso Pontes (PP), vai colocar o nome dele à disposição para disputar a prefeitura de Brasiléia. Deve estar querendo conseguir uma vice na chapa do atual prefeito Everaldo Gomes (PMDB) que certamente vai à reeleição.


Hansenianos e Ruas do Povo na pauta da Assembleia Legislativa do Acre
A deputada Maria Antonia (PROS) abraçou a causa dos hansenianos do Acre. Colheu a assinatura dos 24 deputados estaduais para conseguir com que hansenianos que ficaram isolados em domicílios também sejam beneficiados com indenização e pensão. Por outro lado, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) questiona a qualidade das obras e os transtornos que o Rua do Povo está causando à população de Porto Walter.


Assista ao vídeo com os deputados Luiz Gonzaga e Maria Antônia.


[This post contains advanced video player, click to open the original website]


Pensamento do dia
Numa democracia quando as instituições se contaminam politicamente é a própria democracia que está em risco. (N.L.J.)


 


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Professora acreana vence prêmio com práticas pedagógicas antirracistas

Uma professora de Rio Branco é destaque nacional com o Prêmio Educador Transformador, considerado o…

30/04/2024

Taxa de desemprego do Brasil sobe para 7,9% no 1º trimestre

A taxa de desemprego do Brasil subiu para 7,9% no 1º trimestre, divulgou nesta 3ª…

30/04/2024

Prorrogada adesão a programa de combate ao desmatamento na Amazônia

O prazo para cidades aderirem ao programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e…

30/04/2024

Segurança será reforçada na ‘festa do trabalhador’ na Capital e Cruzeiro do Sul

O governo do Acre prepara uma logística de segurança para a realização dos shows em…

30/04/2024

Plano C

30/04/2024

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

30/04/2024