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Papa Francisco admite a necessidade da separação do casal em alguns casos

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O Papa Francisco reconheceu nesta quarta-feira (24) que a separação do casal em alguns casos é inevitável e até “moralmente necessária”, principalmente quando reina a violência no lar, em uma clara mensagem de abertura ante os desafios da família moderna.


“Existem casos em que a separação é inevitável, inclusive moralmente necessária, para tirar os filhos da violência e da exploração e até da indiferença e estranhamento”, afirmou o Papa ante milhares de peregrinos reunidos na audiência-geral de quarta-feira na praça de São Pedro.

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“Peçamos ao Senhor uma grande fé para ver a realidade com o olhar do Senhor”, enfatizou.


A mensagem do Papa foi lançada um dia depois da apresentação no Vaticano do documento que guiará em outubro o sínodo dos bispos de todo o mundo dedicado à família e no qual propõe “acompanhar os divorciados e as famílias com filhos gays”.


O Papa falou das “feridas profundas” que provoca a separação aos filos e rejeitou o termo “casais irregulares”.


“Não estaremos anestesiados em relação às feridas da alma dos filhos? Quando mais se tenta compensar com presentes, mais se perde o sentido das feridas da alma”, afirmou.


“Como acompanhar os casais em dificuldades?”, questionou ainda.


A reflexão faz parte dos intensos debates que os bispos mantêm há mais de um ano sobre como encarar os desafios das famílias contemporâneas, em particular a delicada questão de autorizar a comunhão para os divorciados que voltaram a casar, argumento que gera divisões.


A Santa Sé revelou que conseguiu um “acordo comum” para propor um “caminho penitencial”, sob a autoridade dos bispos, para reintegrar à Igreja católica os divorciados que voltaram a se casar, algo que foi considerado um sinal de abertura.


Sinais de abertura
O Vaticano reafirmou claramente na terça-feira a indissolubilidade do casamento, mas abrindo caminho para a reflexão e encorajando os casais casados civilmente a dizer sim na Igreja, no documento de trabalho do sínodo.


Este “instrumentum laboris” de 147 artículos, apresentado terça-feira à imprensa, aparece como uma síntese entre a abertura prudente de alguns prelados ocidentais sobre os divorciados, os homossexuais, as uniões civis, e a reafirmação da doutrina do casamento indissolúvel entre um homem e uma mulher.


Ele reflete o profundo embaraço da Igreja, dividida entre conservadores, especialmente nos países do sul, contra qualquer mudança, e uma linha mais moderna, ansiosa por aberturas reais.


Toda relação final do primeiro sínodo de outubro de 2014, incluindo três parágrafos contestados que não atingiram a maioria de dois terços (sobre os divorciados e os homossexuais), foi retomada e enriquecida com uma reflexão sobre centenas de respostas fornecidas pelas dioceses a um questionário enviado por Roma.


Sob condições muito estritas, “um caminho penitencial” poderia permitir divorciados que voltaram a se casar civilmente a receber a Comunhão.


O documento refere-se a um “consenso” em torno deste “caminho” para os divorciados cujo primeiro casamento seria reconhecido como inválido e que já estariam envolvidos em uma “relação irreversível”.

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Um “amplo consenso” também parece incidir sobre um melhor acesso aos procedimentos de invalidação matrimonial, “eventualmente gratuito”, enquanto o processo atual é pago e extremamente complexo.


O documento também observa o aumento da coabitação e dos casamentos civis: “é desejável promover caminhos para que as pessoas que coabitam ou que sejam casadas no civil possam chegar ao casamento religioso.”.


O documento menciona brevemente os homossexuais, citando “projetos de acompanhamento pastoral” para a sua integração na Igreja. “Mas não há base para estabelecer analogias entre as uniões homossexuais e o plano de Deus para o casamento e a família”, reafirma o documento.


“Sobre o casamento, entendemos como o casamento entre um homem e uma mulher”, realidade “distinta” das uniões homossexuais, salientou o relator geral do sínodo, o bispo italiano Bruno Forte.


No entanto, a Igreja tem o “desafio pastoral” de garantir “que ninguém, incluindo os homossexuais, ninguém se sinta excluído”, acrescentou o prelado.


O secretário-geral do sínodo, o cardeal Lorenzo Baldisseri, se declarou contra a “confusão” contemporânea sobre o conceito de família, citando o papa Francisco para argumentar que “a supressão da diferença (entre homens e mulheres) é o problema, não a solução”.


A posição conservadora dos prelados africanos é visível em um parágrafo de texto, considerando qualquer pressão “inaceitável” e denunciando a pressão de organismos internacionais, que “condicionam a ajuda financeira aos países pobres à introdução de leis que instituem o casamento entre pessoas do mesmo sexo”.


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