Menu

Pesquisar
Close this search box.

Paciente com tumor no ouvido espera há mais de dois anos por cirurgia via TFD, mas Secretaria diz que “não há vagas”

20150624084019


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Há mais de dois anos com um tumor no ouvido o paciente Alexis Oliveira da Conceição, morador no bairro Boa Vista, na Baixada da Sobral, espera ser atendido via TFD (Tratamento Fora do Domicílio). A primeira vez que Alexis procurou atendimento a recomendação médica feita em 2013 através de um procedimento no Hospital das Clínicas era de que ele precisaria urgentemente fazer uma cirurgia para retirar o tumor.


Não é a primeira vez que Alexis denuncia o descaso que vem sofrendo por causa de negligencia da Saúde do Estado do Acre. Em maio passado, ele procurou nossa reportagem para relatar o drama sofrido. A denúncia foi feita, a gerência do TFD local assegurou que Alexis seria atendido, porém até o momento sequer fez contato com o paciente.


“Fui no final de maio lá no TFD atrás do atendimento. Me disseram que iam me ligar e já faz quase um mês e não me ligaram. Vivo indo e voltando atrás desse tratamento e não me dão uma solução. Sinto dores de ouvido constante. Agora tô tendo até desmaios. Sem falar que sai até sangue do meu ouvido”, diz.

Anúncios


“Há dois anos que a gente peleja para que ele receba o tratamento pelo TFD só que até hoje nada. Foi descoberto um tumor no ouvido dele em 2013. Aí disseram que ele precisava viajar com urgência para fora do Estado. A gente fez o pedido via TFD mas aí nunca fomos atendidos. Isso já faz dois anos. Ele sente muita dor no ouvido e na época que foi descoberto o tumor disseram que ele tinha fazer essa cirurgia logo porque é grave. Fomos várias vezes na Fundação (Fundhacre), ele recebeu o encaminhamento do TFD mas ainda estamos esperando”, conta Willyane Conceição, a irmã de Alexis.


Alexis sente fortes dores no ouvido, toma medicamentos diários na tentativa de amenizar o problema, diz sua irmã. O caso do rapaz foi denunciado no Ministério Público no dia 15 de abril deste ano.


O gerente do TFD, Kenedy Moreira, informou que até o momento o paciente Alexis Conceição não foi atendido porque “não foi encontrado vagas”. Ele acrescentou ainda que está tentando viabilizar a cirurgia no Hospital das Clínicas, porém por causa de um problema no “microscópio” não é realizar o procedimento.


“Eu reiterei o pedido dele à Fundação (Hospital das Clínicas), porém há um problema salvo engano no microscópio. Eu enviei esse documento ao HC para tentar agilizar essa cirurgia aqui. Porque é um procedimento que pode ser feito aqui. Mas eu vou entrar em contato de novo com o HC para tentar viabilizar uma resposta lá. Porque já tá com umas três semanas ou quatro que eu enviei esse documento pra lá e ainda não obtive resposta. E sobre essa questão da vaga do TFD é que a gente não conseguiu vagas em nenhum lugar. Encaminhamos, mas não encontramos vagas ainda. Por isso ainda não foi possível atender pelo TFD.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido