Menu

PF apreende mais de 1 tonelada de droga e 14 pessoas no AC

????????????????????????????????????
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal apresentou o balanço da Operação Iaco, desencadeada na manhã desta quinta-feira, dia 18 de junho, no Acre, e outros dois estados do país. Ao todo, 50 mandados de busca, apreensão e condução coercitiva foram executados. Cerca de 130 agentes da polícia judiciária federal estiveram envolvidos na ação.

Anúncio

Segundo o órgão, o grupo criminoso era bastante organizado e cada integrante detinha responsabilidades específicas. A droga, que na maioria das vezes vinha do Peru, entrando no Brasil pelos municípios de Assis Brasil e Sena Madureira, tendo como rota parte da bacia dos rios Iaco e Acre, era remetida a outros estados da Federação. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela PF e o processo correrá em segredo de justiça.

LEIA MAIS:
>>PF deflagra Operação Iaco e desarticula quadrilha no Acre
>>Empresário é preso com arma durante Operação da PF no Acre
>>PF apreende 6 mil dólares durante Operação Iaco, no Acre

As apreensões ocorridas noutros momentos acabaram por causar as investigações que, nesta quinta-feira, culminaram em mais de 1,3 toneladas de drogas, motocicletas confiscadas e armas de fogo e munições apreendidas. Além disso, a Polícia Federal conseguiu apreender a quantia de 6,2 mil dólares, o que equivale a pouco menos de R$ 20 mil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

“Essa investigação que hoje culmina com essas prisões, demonstra o nosso poder investigativo no combate à criminalidade organizada. Esse trabalho começou na região de fronteira. Ao aprofundar essas investigações nos detectamos que havia realmente uma organização criminosa. Eles eram especialistas em cooptar ribeirinhos e moradores da região, que conheciam a região, para transportar a droga até Rio Branco, de onde era escoada para outros estados do Brasil. Foi possível identificar todas  organização criminosa. A partir disso, foi possível solicitar a prisão ao poder judiciário”, afirma o agente Pinheiro, que ajudou na investigação.

unnamedSegundo a PF, foram apreendidos mais de dois carregamentos de cloridrato de cocaína, ou seja, produto entorpecente em alto grau de pureza, “com um perfil mais refinado”, provavelmente para exportação.

Segundo o delegado Leandro Ribeiro, foram apreendidas “três armas em casas diferentes. Em uma outra residência, foi encontrada a munição. Tivemos ainda mais três flagrantes de armas. Ao mesmo tempo, nós conseguimos cumprir esses mandados, aqui, na capital Rio Branco, e também na zona rural e no interior do estado. Além destes, nós realizamos um mandato em Maringá, no Paraná”, onde, segundo as investigações, reside o líder da organização.

Ainda segundo o delegado, foi solicitado o bloqueio dos valores. O objetivo, “além de prender os criminosos, é descapitalizar as organizações, para que depois dos lideres presos, elas não tenham condições” de continuar praticando os crimes, esclareceu à imprensa.

Questionado sobre os fornecedores do material entorpecente, Ribeiro foi taxativo ao dizer que “o fornecedor já está preso. Essa organização adquiria droga de um único fornecedor. Noventa e cinco por cento era formada por cidadãos do estado do Acre. Ele era peruano, mas ela mora em Brasiléia”, revelou o federal.20150618054045

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.