A prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) realizou na última sexta-feira, dia 12, o congresso técnico que definiu as normas e a regras da terceira edição do Copão Comunitário, o maior campeonato de futebol interbairros do Estado e um dos maiores de toda a região Norte.
O evento aconteceu no auditório da Fecomércio e contou com a importante participação de dirigentes esportivos, técnicos, atletas, colaboradores da própria SEMEL, além de representantes da União Municipal de Associações de Moradores de Rio Branco (UMARB) e da Associação Comercial do Acre (ACISA), que são importantes parceiros da prefeitura na realização do Copão.
A terceira edição do Copão Comunitário contará com a participação recorde de cento e trinta e duas equipes e envolverá mais de três mil e quatrocentos atletas, uma demonstração de que a valorização do esporte e proporcionar atividades à juventude é uma prioridade da gestão do prefeito Marcus Alexandre.
Além das normas e regras para a realização do Copão, os participantes do congresso técnico também debateram sobre outra grande atração da competição que é a “musa do copão”, concurso que tem como objetivo divulgar prestigiar a beleza das candidatas e cujas inscrições se estenderão até o dia 26 de julho e que este ano a vencedora receberá brindes surpresas.
A terceira edição do Copão Comunitário está prevista para iniciar no próximo dia quatro de julho e entre as normas estabelecidas está a possibilidade de cada bairro ter em sua equipe até dois atletas federados e até três atletas de outros bairros. Cada time pode ter até vinte e cinco atletas.
Em 2013, na realização da primeira edição do Copão Comunitário, participaram da competição noventa e uma equipes. No ano passado, se inscreveram cento e sete equipes. Este ano, o torneio será realizado em dez sedes em todas as regionais da nossa cidade.
O secretário de Esporte e Lazer, professor Afrânio Moura, lembra que o Copão Comunitário faz parte do calendário esportivo da cidade e que o congresso técnico é parte da organização do evento, uma forma de democratizar a participação das equipes e a tomada de decisão.
“Estamos muito animados e nos preparando para a realização desta grande competição, que além de fazer parte do calendário esportivo da prefeitura, também é muito aguardada no meio futebolístico da nossa cidade”, afirmou o secretário Afrânio Moura.
O representante do Vitória I, Flauzino Lima, o Uru, fez questão de destacar a importância da realização do congresso técnico porque, a partir dele, os dirigentes e atletas definem os critérios da competição, democratização da realização do Copão Comunitário.
Quem também destacou a importância da realização do congresso técnico foi Alexandra Silva, técnica da equipe do bairro da Paz. “Também lutamos por uma maior participação das mulheres durante a realização deste grande torneio que é o Copão Comunitário”, disse.
Musas do Copão
Paralelo ao torneio de futebol, um outro evento que a cada ano vem ganhando em importância é a Musa do Copão, uma forma de prestigiar a beleza das mulheres entre os cento e trinta e dois bairros que, este ano, participação da terceira edição da competição.
E este ano tem novidades. Além da oficina em técnicas de passarela que será oferecida pela colunista Jackie Pinheiro, as participantes também concorrerão a premiação em dinheiro, a um ano de academia, a um jantar com direito a acompanhante, além de renovação do guarda-roupas.
Saiba quais serão as sedes da terceira edição do Copão Comunitário
- Campo do Bacu
- Campo B do Calafate
- Campo do Juventus
- Campo do Vidal
- Campo da Assembleia Legislativa
- Campo B do Tonicão
- Campo do Airton
- Estádio José de Melo
- Campo do Vasco
- Manecão (no Montanhês)
—