Categorias: Acre

Inspirado em Tijolinho, Sebastião quer o AC referência dos bambus

Por
Da redação ac24horas

O folclórico Tijolinho, ex-candidato a governador do Acre nas eleições de 2010, sumiu do cenário político do Estado, mas deixou sua escola pronta. E o governador Sebastião Viana é um exemplar aluno de Tijolinho. Depois do programa Ruas do Povo, que na versão Tijolinho seria o calçamento de todas as ruas do Acre com tijolos, o governador petista informa que quer fazer do Acre “uma referência na produção e industrialização do bambu”. “A proposta é fazer do Acre a referência do bambu no Brasil”, disse Sebastião Viana, em sua página no Facebook.


O projeto é uma cópia do “projeto bambures” (era assim que Tijolinho se referia a bambus no plural) do ex-candidato folclórico ao governo. No Acre, foi criado até a Sala de Situação do Bambu para coordenar o projeto, que foi apelidado ironicamente de “Bambures do Povo”.


Segundo o governo do Estado, o Acre tem enorme potencial para alavancar o beneficiamento do bambu por possuir pelos 600 mil hectares do produto em suas florestas. O Ministério da Ciência e Tecnologia já investiu R$ 2,6 milhões para o desenvolvimento de pesquisas e projetos na área, e o governo aposta na implantação de uma fábrica de bambus no Acre, que deve gerar pelo menos 100 empregos.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

Atleta acreano busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Kickboxing em SP O jovem atleta José Marcos, de 24 anos, conhecido no esporte como “Leão Ferroz”, está em campanha para arrecadar recursos e representar o Acre no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será realizado no dia 13 de dezembro de 2025, no município de Piratininga, interior de São Paulo. Morador de Rio Branco e natural de Jordão, José Marcos integra o projeto Marcelo Fight e vem se destacando na modalidade Kickboxing K1. Ele também atua em duas frentes esportivas, conciliando treinos de boxe e kickboxing. Seu cartel soma 13 lutas, sendo 11 vitórias e 2 derrotas. Além da rotina como atleta, José trabalha com lanternagem e pintura de veículos para complementar a renda. Ele explica que, para participar do campeonato, precisa viajar no dia 10 de dezembro e permanecer até o fim da competição, cobrindo despesas como pesagem oficial, hospedagem, alimentação, preparação e transporte. Segundo José Marcos, o custo total para viabilizar a viagem gira em torno de R$ 7 mil, valor que inclui passagens de ida e volta para ele e seu mestre, além de gastos básicos durante a estadia. “Preciso, no mínimo, de hospedagem, passagem, alimentação e transporte. Como o torneio será no interior de São Paulo, os custos aumentam. Qualquer ajuda faz diferença”, disse o atleta. Quem desejar contribuir com qualquer valor pode realizar doações via Pix: Nome: Ellen Kécia Almeida Pereira: Chave Pix: (68) 98426-7776

20/11/2025