A região da Baixada da Sobral recebeu sua sétima unidade de Saúde e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Viana, inaugurou a 12ª UBS (Unidade Básica de Saúde) em sua administração.
A unidade Francisco Constâncio da Silva localizada no Bairro Boa Vista/Sobral, de porte I, com capacidade para atender quatro mil pessoas e com uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e cinco agentes comunitários de Saúde, foi entregue hoje durante solenidade com a presença de servidores e a comunidade local.
A nova unidade, que custou pouco mais de R$ 500 mil, estará ligada ao segmento Augusto Hidalgo de Lima e vai atender os bairros Boa Vista, Sobral e Airton Sena, todos da Baixada.
A UBS tem dois consultórios médicos, um consultório odontológico, salas de coleta, imunização, de curativo, de esterilização, de expurgo, de reunião, farmácia, despensa, copa, banheiros para servidores e usuários adaptados para pessoas com deficiência, além de estacionamento e bicicletário.
“Essa é a 12ª unidade que a gente entrega em dois anos e cinco meses. E eu estou muito feliz porque essa é uma realidade nova que a gente vive nos bairros. Essa realidade é que a gente pode substituir uma casa alugada por unidade como essa, nos padrões do Ministério da Saúde”, disse Marcus Viana.
O prefeito salientou ainda que todos dos móveis de madeira da unidade, como mesas cadeiras e armário foram adquiridos através de uma pareceria com marceneiros da comunidade.
Além da UBS do Boa Vista foram inauguradas até agora pela prefeitura de Rio Branco, as unidades do Comara, Altamira, Conquista, Belo Jardim e Jequitibá. Também foi feita a reforma completa na UBS Cajazeiras, na zona rural de Rio Branco.
A meta da prefeitura é inaugurar até o final do ano, 15 unidades de saúde.