Menu

O Governo é só de propaganda? governista e oposicionista debatem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As decisões mais recentes de deputados e senadores do Congresso Nacional deixaram os especialistas em política de boca aberta. Partidos considerados de esquerda têm votado contra direitos de trabalhadores e os conservadores, de direita, apoiado causas populares. Parece que rasgaram os manuais de ideologia partidária. No Acre alguns partidos considerados de direita acusam o atual Governo Estadual de ser só de propaganda. Os governistas rebatem.


Acompanhe esse pinga fogo em vídeo com os deputados Gehlen Diniz (PP) e Daniel Zen (PT).

Publicidade

video
play-sharp-fill


Contradição
O deputado estadual Raimundinho da Saúde (PTN) não gostou das denúncias que a sua colega da Comissão de Saúde, Eliane Sinhasique (PMDB) fez na tribuna, nesta quarta, 27. Os dois estiveram visitando juntos as unidades de saúde do interior.


A hora da denúncia
Para Raimundinho a deputada se precipitou. Ele queria que primeiro fosse feito um relatório da Comissão e depois apresentado ao governador Tião Viana (PT). Se os problemas não fossem resolvidos aí sim caberiam as denúncias na tribuna.


Boca no trombone
Eliane avisou que se não puder falar do que vê não irá mais participar das comissões da ALEAC. O deputado Chagas Romão (PMDB) falou em defesa da colega de bancada e afirmou que nenhum deputado na essência é governista ou oposicionista, mas um representante do povo.


Casa da Política
A gente sempre vê deputados dizendo que determinados assuntos não podem virar tema para se fazer política. Isso é a mesma coisa que querer fazer um pirão sem farinha. O principal objeto da ALEAC é a política, portanto, qualquer assunto pode e deve ser tratado desde o ponto de vista político.


Sonho meu
Conversando com o deputado Gehlen Diniz fica claro o seu desejo de disputar a prefeitura de Sena Madureira. Na oposição há dois outros nomes fortes. Dos ex-deputados Mazinho Serafim (PMDB) e Toinha Vieira (PSDB). Se conseguirem a união me parece que levam a prefeitura.


O passado te condena
As duas mais recente gestões municipais de Sena da FPA foram desastrosas. Nilson Areal (PSL) e o atual prefeito Mano Rufino (PR) não são unanimidades no município no quesito boas gestões. Muito pelo contrário. Se a FPA quiser manter a prefeitura terá que tirar um coelho da cartola ou torcer por um racha da oposição.


Mudando de casa
O vereador da Capital, Rabelo Góis se desfiliou do PSDB. Deverá assinar ficha nos próximos dias no PMDB. Esse é um caso em que o vereador não corre o risco de perder o mandato. O deputado federal Major Rocha (PSDB) liberou Góis para ir para onde quisesse, menos permanecer no ninho tucano.


Mais uma mudança
O vereador de Cruzeiro do Sul, Carlinhos (PSD), também foi incentivado pelo senador Sérgio Petecão (PSD) a procurar uma outra legenda. O suplente que sempre acaba assumindo a cadeira está de malas prontas para ir também para o PMDB.


Hipocrisia
Essa conversa de financiamento público de campanha eleitoral é para boi dormir. Mesmo se tivesse sido aprovada todos os políticos sabem que os caixas 1,2,3, 4 e 5 mil continuariam a existir. Num sistema capitalista é impossível impedir a grana de fazer seus próprios movimentos em direção ao poder.

Publicidade

Igualdade é ilusão
Nunca haverá igualdade de condições financeiras entre candidatos. Assim como na vida tem uns que tem mais e outros menos. Empresários sempre estarão interessados em quem vai para o trono e dispostos a investir.


A hora do Referendo
Outra conversa estranha é essa da redução da maioridade penal. Alguns políticos que se dizem de esquerda são contra. Os de direita a favor. Mas na minha avaliação quem deveria decidir sobre esse tema é a população de maneira direta.


Medo
Se a sociedade brasileira achar que um jovem de 16 anos deve responder pelos seus atos criminosos que aprove a redução da maioridade. Por outro lado, se achar que não que se crie mais projetos de inserção social para os jovens.


UFC à vista
O prefeito de Cruzeiro do Sul deverá vir na próxima quarta, 3 de junho, à ALEAC, explicar a epidemia de dengue no município. O líder do Governo, Daniel Zen (PT) me disse que estão estudando trazer ou o secretário de saúde Armando Melo ou o coordenador do Juruá, Itamar de Sá, para representar o Governo. Acontece que o ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo já foi aliado de Vagner. No rompimento ficaram várias “querelas” políticas mal resolvidas. Se os dois forem colocados frente a frente podem esperar para uma sessão muito movimentada. Vagner já foi deputado estadual por várias legislaturas e Itamar é atualmente um dos “homens de confiança” do governador Tião Viana (PT). Um debate que o parlamento acreano merece assistir. E que vença o melhor…


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente Nelson Liano Jr. Para falar com Nelson Liano Jr. Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com 

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido