Menu

De olho em 2018, Marcus Viana é levado para tomar café em CZS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

NÃO ACREDITO EM MUDANÇAS
Quando a coluna foi escrita ainda não tinham sido votadas as propostas de mudanças no sistema eleitoral. Querem saber minha opinião? Com uma Câmara Federal de maioria política viciada, não creio em mudanças. Vão querer manter as condições para negociatas, para fazer de partidos balcões de negócios nas coligações proporcionais, o que lhes permite um dinheiro extra nas campanhas, enfim, não vão matar a galinha dos ovos de ouro das bandalheiras, que é o atual sistema eleitoral.


NÃO TEM QUE RECLAMAR, TEM QUE RECUPERAR
O senador Jorge Viana (PT) me disse ontem que, o prefeito Marcus Alexandre não tem de reclamar de quem critica a buraqueira nas ruas. Isso não é solução: “nós temos que lhe dar os meios para reconstruir as ruas da cidade, e eu estou empenhado em Brasília para conseguir recursos e o Tião vai também ajudar”. Para Jorge Viana, a “reconstrução” tem de começar agora: a alagação e o inverno acabaram com as ruas. “Tem de chegar ao fim do verão com uma resposta ao problema”. Sem isso Marcus perde a credibilidade que ainda tem no povão.


COLUNA PAUTOU DEBATES
A coluna pautou ontem os debates na Assembléia Legislativa, com a nota de que o deputado federal Werles Rocha (PSDB) queria “negociar a qualquer preço”, as assinaturas de deputados do PDT na CPI da BR-364. “Moleque” – foi como lhe chamou o deputado Heitor Junior (PDT). “Ele trate da Câmara Federal, não é mais deputado estadual”, reagiu o deputado Jesus Sérgio (PDT). E deram a decisão: não assinarão a CPI.


DUAS GRATAS SURPRESAS
Entre os deputados do PT, dois deles podem ser considerados, pelas atuações ativas, como gratas surpresas da nova safra do partido: Daniel Zen (PT) e o deputado federal Léo Brito (PT).


A CARNE DO CHURRASCO QUEIMOU
O PMDB estava com a festa pronta para a filiação do ex-deputado federal Henrique Afonso, mas ele deixou os peemedebistas com cara de tacho, foi para o PSDB e perdeu a chance de ter o apoio do PMDB, caso ele pretenda vir a ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul.


SEM MUITA OPÇÃO
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, não tem muita opção dentro do PMDB para lançar candidato à sua sucessão com aura de favoritismo, só tem tranqueira sem voto.


NÃO ENCHE UMA CUIA
Só que o PT de Cruzeiro do Sul também não pode cantar como galo de briga, não há no seu quadro, nem na FPA, um nome que possa ser visto como tendo um bom cacife eleitoral.


NO MATO SEM CACHORRO
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, está sem saída para recuperar a acabada cidade da fronteira. Não há perspectiva de conseguir recursos federais para fazer frente aos problemas.


PLANTANDO PARA O FUTURO
A deputada Leila Galvão (PT) tem duas metas para fortalecer a sua reeleição: trabalhar para eleger Bira Vasconcelos (PT) prefeito de Xapuri e Fernanda Hassem (PT) prefeita de Brasiléia.


NADA DE PRÁTICO
Mas, a deputada Leila Galvão (PT), para ser boa apoiadora nos dois municípios tem que, mostrar ações concretas para a região do Alto Acre, até agora só fez discursos e firulas.


ALIADO INDESEJÁVEL
Depois dos novos problemas com a justiça, o prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia (PT), esqueça ter o governador Tião Viana no seu palanque, o PT terá candidato próprio a prefeito.


ÚNICO NOME FORTE
Com todos os seus defeitos, a sua arrogância, ainda assim não vejo nenhum nome na oposição com mais cacife popular para disputar o Senado em 2018, que o Márcio Bittar (PSDB).


 MODA QUE PASSOU
O senador Sérgio Petecão (PSD) foi como uma moda de verão que veio e passou rapidamente.


PORCO ESPINHO NO COLO
O deputado federal César Messias (PSB) vez por outra é citado como um nome para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Só se tivesse ficado louco para pôr um porco espinho no colo.


RAQUEL MOREIRA
A direção do PT tem insistido para que a secretária de Turismo, Raquel Moreira, saia candidata a vereadora na eleição municipal do próximo ano. Até aqui, ela tem resistido a esta idéia.


É OUTRA CONVERSA
A vereadora Graça da Baixada ter sido eleita vereadora disputando vaga no PSDC, com poucos nomes competitivos, é uma coisa: disputar reeleição pelo PT, numa chapa forte, vira outra conversa.


ARGUMENTO DOS VOTOS
O ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB), ex-oposição e hoje aliado do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, usa o argumento dos votos para ser seu vice: o PTdoB ter dois vereadores.


BALÃO DE ENSAIO
A notícia de que o médico Alan Areal será candidato único a prefeito de Sena Madureira pelo PT foi um balão de ensaio, não há como brecar o prefeito Mano Rufino de disputar a reeleição.


OS PÊSAMES DA COLUNA
Os meus pêsames às famílias do empresário Élcio Matsuo e do ex-vereador Cosmo Moraes por suas mortes. Esta vida é apenas um mero rito de passagem para um plano superior.


CLAQUE DO JESUS
O deputado Jesus Sérgio (PDT) levou ao ato de entrega de novas ambulâncias, uma claque portando uma faixa, com os dizeres: “Fica Armando”. Em apoio ao secretário Armando Melo.


TENTATIVA FRACASSADA
Fracassou a tentativa do deputado federal Werles Rocha (PSDB) de conseguir que um deputado do PDT assinasse o pedido de CPI da BR-364: nem Jesus Sérgio e nem Heitor Junior assinaram.


ARTICULAÇÃO DE BASTIDORES
As orelhas da vereadora Fernanda Hassem (PT) não estão ardendo?  Há um grupo do PT sonhando com o nome da empresária Marleuda Cavalcante (PT) para disputar a Prefeitura.


PAREDES TÊM OUVIDOS
O assunto é sempre pauta nos papos do grupo formado por Nelson Moreira (marido da deputada Leila Galvão), Viana (marido da Marleuda) e o empresário Bidú. Paredes têm ouvidos.


ARGUMENTO FINANCEIRO
A fonte que passou a informação disse que, o grupo joga com a premissa de que o PT não terá dinheiro para bancar a campanha da vereadora Fernanda; já a Marleuda, empresária sólida, poderá bancar uma campanha.


EVENTUAL CANDIDATURA ÚNICA
O vereador Joelso Pontes (PP), o nome mais forte da oposição ao PT, só seria candidato a prefeito de Brasiléia numa candidatura única. É improvável que o prefeito Everaldo ceda.


NADA FÁCIL DE SER BATIDO
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), se articulou com o deputado federal Silas Câmara (PSD-Amazonas) e é um dos poucos com dinheiro em caixa. Não será fácil ser batido.


Mirando 2018
O senador Jorge Viana (PT) pegou o prefeito Marcus Alexandre e foi tomar café da manhã com ele numa banca do mercado de Cruzeiro do Sul. Não há outro sentido a não ser mirar 2018.


É HORA DE MANDAR APURAR
Começam a pipocar denúncias de vendas de casas na “Cidade do Povo”. O secretário Jamil Asfury tem de mandar uma equipe de funcionários fazer a checagem de morador por morador.


CHILIQUES DA MARINHEIRO
A vereadora Francisca Marinheiro (PT) gostava de atacar os adversários da maneira mais dura possível na Câmara Municipal de Rio Branco. Mas, quando era respondida no mesmo tom, encenava um chilique e desabava como se fosse um desmaio. O vereador Emilson Brasil (PMDB) notou que durante os supostos desmaios, a petista não largava a sua bolsa. Emilson foi à tribuna e resolveu acabar com a farsa: “Peço á Vossa Excelência que para o teatro ficar mais real, no próximo piti, não se esqueça de soltar a sua bolsa com o talão de cheques. A Marinheiro nunca mais desmaiou até o fim do mandato. Foi um santo remédio


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.