Categorias: Destaque 2Notícias

No Acre, paciente com tumor no ouvido espera há dois anos para ser atendido via TFD

Por
Da redação ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Dois anos de espera. Esse é o tempo que paciente Alexis Oliveira da Conceição, morador no bairro Boa Vista, na Baixada da Sobral, aguarda pelo TFD (Tratamento Fora do Domicílio). Ele tem um tumor no ouvido e a recomendação médica feita em 2013 através de um procedimento no Hospital da Clínicas era de que ele precisaria urgentemente fazer uma cirurgia para retirar o tumor. Junto com sua irmã Williane Conceição, ele fez o pedido no TFD, porém até hoje aguarda ser chamado.


“Há dois anos que a gente peleja para que ele receba o tratamento pelo TFD só que até hoje nada. Foi descoberto um tumor no ouvido dele em 2013. Aí disseram que ele precisava viajar com urgência para fora do Estado. A gente fez o pedido via TFD mas aí nunca fomos atendidos. Isso já faz dois anos. Ele sente muita dor no ouvido e na época que foi descoberto o tumor disseram que ele tinha fazer essa cirurgia logo porque é grave. Fomos várias vezes na Fundação (Fundhacre), ele recebeu o encaminhamento do TFD mas ainda estamos esperando”, diz Willyane, a irmã de Alexis.

Anúncio

Alexis sente fortes dores no ouvido, toma medicamentos diários na tentativa de amenizar o problema, diz sua irmã. O caso do rapaz foi denunciado no Ministério Público no dia 15 de abril.


Procurado para dar a versão da Sesacre, o secretário de Saúde, Armando Melo, respondeu à reportagem após ter solicitado informações sobre o paciente. Ele informou que não há nenhum registro de que Alexis tenha pedido atendimento via TFD. No Unacon também não há informações sobre o paciente. Porém, o secretário sugeriu a Alexis Oliveira que procure imediatamente o setor que gerencia o Tratamento Fora do Domicílio, em Rio Branco, para ser atendido.


“Verificamos no TFD e não tem nenhum pedido para esse paciente. Verifiquei agora no Unacon para saber qual exatamente a situação dele e esse paciente não tem registro no Unacon. Pedi pra ver se estava internado nos leitos do Unacon da enfermaria e ele também não estava”.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas