Menu

No Acre, paciente com tumor no ouvido espera há dois anos para ser atendido via TFD

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

TFD_interno


Dois anos de espera. Esse é o tempo que paciente Alexis Oliveira da Conceição, morador no bairro Boa Vista, na Baixada da Sobral, aguarda pelo TFD (Tratamento Fora do Domicílio). Ele tem um tumor no ouvido e a recomendação médica feita em 2013 através de um procedimento no Hospital da Clínicas era de que ele precisaria urgentemente fazer uma cirurgia para retirar o tumor. Junto com sua irmã Williane Conceição, ele fez o pedido no TFD, porém até hoje aguarda ser chamado.

Publicidade

“Há dois anos que a gente peleja para que ele receba o tratamento pelo TFD só que até hoje nada. Foi descoberto um tumor no ouvido dele em 2013. Aí disseram que ele precisava viajar com urgência para fora do Estado. A gente fez o pedido via TFD mas aí nunca fomos atendidos. Isso já faz dois anos. Ele sente muita dor no ouvido e na época que foi descoberto o tumor disseram que ele tinha fazer essa cirurgia logo porque é grave. Fomos várias vezes na Fundação (Fundhacre), ele recebeu o encaminhamento do TFD mas ainda estamos esperando”, diz Willyane, a irmã de Alexis.


Alexis sente fortes dores no ouvido, toma medicamentos diários na tentativa de amenizar o problema, diz sua irmã. O caso do rapaz foi denunciado no Ministério Público no dia 15 de abril.


Procurado para dar a versão da Sesacre, o secretário de Saúde, Armando Melo, respondeu à reportagem após ter solicitado informações sobre o paciente. Ele informou que não há nenhum registro de que Alexis tenha pedido atendimento via TFD. No Unacon também não há informações sobre o paciente. Porém, o secretário sugeriu a Alexis Oliveira que procure imediatamente o setor que gerencia o Tratamento Fora do Domicílio, em Rio Branco, para ser atendido.


“Verificamos no TFD e não tem nenhum pedido para esse paciente. Verifiquei agora no Unacon para saber qual exatamente a situação dele e esse paciente não tem registro no Unacon. Pedi pra ver se estava internado nos leitos do Unacon da enfermaria e ele também não estava”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido