Menu

Carioca: “A política não é lugar para quem tem projetos pessoais”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Encontrei com o guru do PT, Francisco Nepomuceno, o Carioca, nos corredores da ALEAC. Gravei um bate-papo em vídeo com o atual secretário de Articulação Política do Governo. Um dos personagens com maior longevidades nos bastidores do poder da política acreana, Carioca, revelou o motivo da sua sobrevivência. Também falou dos ingredientes para quem quer ser candidato em 2016. Ele admitiu ainda que nesses muitos anos atuando próximo ao poder conseguiu angariar uma quantidade considerável de “inimigos”.


Acompanhe a entrevista com o Carioca:

Publicidade

video
play-sharp-fill


Coisa feia
O deputado estadual Wendy Lima (DEM) passa por um momento familiar delicado. O seu pai, o ex-deputado Eny Lima (DEM) terá que fazer um transplante de fígado e ele próprio será o doador. Não é que foram perturbar o rapaz com picuinhas da política?


Respeito é bom
Alguém para não ficar mal com seus eleitores pediu para Wendy assumir uma “bucha de canhão”. Eny Lima sempre teve uma conduta coerente na ALEAC. Wendy não é de falar muito, mas mantém a tradição de fidelidade do pai que cunhou o bordão há muito anos: “A culpa é do PT”.


O papo direto é mais eficaz
Essa coisa de usar emissários para mandar “recadinhos” é deprimente. Um bom político quando tem algo a dizer vai “olho no olho” fala e pronto. Esse negócio de mandar recadinhos através de assessores não pega bem nem pra homem e nem pra mulher.


A agonia dos nanicos
Essas reuniões entre os partidos “nanicos” tem o objetivo de sempre. Pedir respeito e “algo mais” aos cardeais da FPA. Atualmente juntando todas as legendas nanicas da FPA existe uma representação política considerável. Então cada um que escolha o seu rumo político e siga com menos reclamação.


Fora do jogo
Encontrei esses dias com o jornalista Antônio Klemer. Ele me garantiu que a princípio não deverá ser candidato a vereador em 2016. Vai entrar de cabeça na reeleição do prefeito Marcus Alexandre (PT). Klemer deixou o PSDC e ainda não se filiou a nenhuma legenda.


Olha quem está falando
O deputado estadual Josa da Farmácia (PTN) não descarta a possibilidade de ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, em 2016. Ele foi o estadual mais votado no município. Se vai levar adiante o “sonho” só o tempo dirá.


Em terra de cego…
O fato é que realmente ainda não apareceu um nome consistente da FPA para disputar a prefeitura de Cruzeiro. Entre aqueles que se especulam no município realmente o Josa é o mais forte. Não fala muito, mas tem votos.


Linguagem do povo
Para ser candidato forte não precisa ser “intelectual”. O povão se identifica com quem utiliza uma linguagem acessível. Isso não quer dizer que quem tenha uma boa formação acadêmica não possa ser candidato. Mas tem que ajustar a sintonia para ser entendido.


Coerente
Quem acha que o deputado federal Major Rocha (PSDB) vai lançar candidato à prefeitura de Cruzeiro do Sul “por cima da pauzada” se engana. Ele mesmo me falou que irá conversar sobre esse assunto com o prefeito Vagner Sales (PMDB).

Publicidade

Une ou perde
Um pensador de política me confidenciou o seguinte: “A oposição só tem chances de ganhar a prefeitura de Rio Branco se lançar candidato único. Num eventual segundo turno a FPA vai nos recantos onde perdeu e reverte a situação.”


Novos nomes na política
A jovem Claudinha Pinho, ex-PC do B, que foi bem votada na eleição passada para vereadora da Capital deve repetir a dose em 2016. Está analisando qual o partido deverá ingressar para disputar uma vaga à Câmara Municipal.


Questão de prioridade
Conversei esses dias com o advogado Sanderson Moura. Ele não descarta participar das eleições de 2016. Mas no momento a sua prioridade é ser novamente candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Ainda não é hora
Debater agora as eleições de 2018 é uma estupides. Vejo um desfile de nomes que pretendem ser governador do Acre. Acham que isso é brincadeira? Quem quiser chegar lá um dia que se prepare. Administrar um estado é uma responsabilidade enorme. Milhares de pessoas dependem de uma boa gestão. Se alguém não souber o que está fazendo vai decretar o sofrimento de muita gente. Além disso, às vezes, ganhar uma eleição é mais fácil do que governar bem. É aquela história, cuidado com aquilo que se sonha. Alcançar aquilo que se deseja pode ser muitas vezes a pá de cal na paz, na tranquilidade e no bem viver.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente Nelson Liano Jr. Para falar com Nelson Liano Jr. Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido