Menu

A CPI da BR-364 morreu na casca do ovo graças a própria oposição

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Morreu na casca do ovo
A “CPI da BR-364”, que ia ser apresentada pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB) na Aleac, morreu ontem na casca do ovo, com a retirada da assinatura do deputado Nelson Sales (PV) do pedido de abertura da investigação. Com sete assinaturas a CPI não pode ser apresentada. Precisaria  oito. A decisão de Sales deixou os deputados da oposição impotentes e frustrados.


Apelo da base
Nelson Sales, que também anunciou a sua entrada na base do governo, justificou que atendeu a posição da direção do PV, partido que integra, e que faz parte da FPA, e os seus apoiadores.


Não deveria ter assinado
Nada contra sua ida para a base do governo, esta é uma decisão pessoal, mas errou num ponto: se já trabalhava com a hipótese de entrar na FPA, não deveria assinar o documento.


Morreria no plenário
E de qualquer maneira esta CPI não seria aprovada, ainda que tivesse conseguido as oito assinaturas regimentais. Seria derrotada no plenário, onde a base do governo é maioria.


Alvo principal
A CPI da BR-364 visava, principalmente, desgastar o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, levando-o a depor por ter sido diretor do DERACRE durante a construção da estrada.


Fato político negativo
Com a estratégia queriam criar um fato negativo e explorar na eleição do próximo ano.


Interesse nada relevante
Está enganado quem pensar haver algum interesse relevante, como fazer apuração sobre a aplicação da verba usada na BR-364, o interesse é tão somente político e eleitoreiro e só.


Mudando de assunto
O DETRAN faz uma campanha positiva de abordagem dos motoristas sobre direção defensiva. Este tipo de ação vale mais do que as blitz malucas feitas pelo órgão às 6 horas da manhã.


Candidatura única
O deputado Ghelen Diniz (PP) diz que a oposição terá um candidato a prefeito de Sena Madureira e colocou o seu nome à disposição para a discussão com os outros postulantes.


Outras opções
Mazinho Serafim (PMDB) e Toinha Vieira (PSDB) são outros nomes disponíveis na oposição.


Brigando pela vice
Quem está brigando para ser o candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, é o ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB), que aderiu ao petismo.


Acabou a mordomia
Gilberto Diniz tem reclamado a amigos que está sendo um suplício voltar a ser bancário e ter que cumprir expediente. Mas, diz também trabalhar para disputar a eleição à Aleac, em 2018.


Nome mais forte
Conversando ontem com quem conhece bem o panorama político de Senador Guiomard, ouvi que, a FPA não tem um melhor nome a apoiar para prefeito que o do vereador Ney do Miltão.


Fato curioso
Ney do Miltão foi o vereador mais votado do município pela oposição, mas rompeu com o prefeito James Gomes e deve se filiar em breve a um dos partidos da Frente Popular.


Não pode nem criticar
O senador Sérgio Petecão (PSD) não pode nem falar em coerência partidária ao deputado Jairo Carvalho (PSD) por não assinar a CPI da BR-364. Petecão é Dilma em Brasília e oposição no Acre.


Convite em estudo
O ex-deputado Astério Moreira diz que estuda com carinho um convite para se filiar ao PRB. Espera apenas ver como ficará o quadro com a Reforma Política para tomar uma decisão.


Vai bancar o desgaste?
Com a entrada do prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia no PT, que foi um tiro no pé dado pelos petistas, o partido vai bancar sua candidatura à reeleição com todo o seu desgaste?.


Caiu na real
Chega a notícia que o deputado Nicolau Junior (PP) também retirou sua assinatura da CPI da BR-364. Sua família é ligada aos Camelis. Não havia sentido expô-los ao constrangimento.


Jogando para a platéia
O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), joga para a platéia quando diz que a base do governo assina a CPI se a oposição conseguir 8 assinaturas. Fala porque sabe que não consegue.


Inimigo número um
A CPI não vai sair, mas uma coisa ficou cristalina neste episódio: a partir de agora o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) passa a ser considerado pelo governo como inimigo número um.


CPI é convencimento
Não há agora porque atacar o deputado Jairo Carvalho (PSD) por não ter assinado o pedido de CPI, como queria o senador Sérgio Petecão (PSD). Só se assina uma CPI com convencimento.


Não é bom negócio
E se a Marfisa Galvão (PSD) for candidata a prefeita de Senador Guiomard, não é bom o Petecão trombar com o Jairo, que tem um eleitorado concentrado naquele município.


Ai ainda conseguiria
Leio que o prefeito Mano Rufino foi ao diretor geral do DERACRE, Procurador Cristovão Moura e pediu ajuda na recuperação de ramais. Se fosse um parecer jurídico ainda conseguiria.


Tem que medir os passos
Na política você tem de medir os passos antes de avançar. Avaliar bem o que vai fazer. Faltou isso ao deputado Luiz Gonzaga (PSDB), que com sua CPI atingiria empresários amigos do Juruá.


Mandato único
A deputada federal Jéssica Sales (PMDB) tem dito a amigos ser este seu mandato único, que  cumpre bem. Seu objetivo é como médica, se dedicar integralmente ao exercício da medicina.


Ele é o Cara!
O secretário de Habitação, Jamil Asfury, fez uma postagem ao lado do Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agostinho Gonçalves, dizendo que está no cargo graças a sua ajuda. Égua! E eu que pensei que quem nomeava as pessoas para cargos de confiança era o governador Tião Viana. É vivendo e aprendendo!. Depois o Pastor Agustinho não gosta quando se diz ser ele o Cara.


Outro nível
Os deputados federais Werles Rocha (PSDB) e César Messias (PSB) bateram boca na Câmara Federal. Acho que pensam que estão ainda no Legislativo acreano falando para a paróquia. Na Câmara Federal se exige outro nível, estão falando para o Brasil. Menos, pessoal, menos!


Obrigado, Silvio Martinello!
Após longos anos deixo a GAZETA, minha casa no jornalismo, para enfrentar novos desafios profissionais. Foi uma decisão difícil.  Mas, inevitável. Nada é eterno. Saio por decisão pessoal amadurecida e pela porta da frente deixando amigos. Quero dizer ao Silvio Martinello que continuo tê-lo na conta de amigo, de um grande profissional, ponderado, honesto, hoje mais amadurecido, com o qual travamos várias batalhas jornalísticas e de posições perigosas juntos, sem ter uma discussão na redação. Bons tempos! Agradeço também á Ivete Martinello e ao jovem Tiago Martinello, que parece ter herdado o equilíbrio do pai, até na fala mansa. No mais, saúde à família e sucesso empresarial. E, vida longa à GAZETA! Vocês merecem isso.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.