Categories: Destaque Direita Notícias Política

Eber Machado pede a criação de Frente Parlamentar para fortalecer a Defensoria Pública do Acre

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Um requerimento propondo a criação da Frente Parlamentar em prol do fortalecimento da Defensoria Pública do Acre foi apresentado na manhã desta quarta-feira (13), na Aleac. A iniciativa é do deputado estadual Eber Machado (PSDC). Ele quer promover debates, simpósios e outros eventos, com o objetivo de aprimorar a legislação estadual acerca do órgão, “tendo em vista sua relevância jurídica aos mais necessitados nos 22 municípios do Acre”, diz Machado.


Segundo o parlamentar, o Estado precisa fortalecer a Defensoria Pública, cotando o órgão do número necessário de profissionais para atender às demandas da população. “A maioria dos acreanos necessita de orientação jurídica gratuita. Nosso objetivo é ampliar e garantir os direitos do cidadão, por estes e outros motivos é que estou propondo a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Defensoria Pública”, enfatiza Eber Machado.


O deputado destaca que alguns avanços aconteceram nos últimos anos, mas a Defensoria Pública precisa chegar nas localidades mais remotas do Estado. “A Frente tem como finalidade lutar pela adequação do número de defensores do órgão à real necessidade da população. Não é crítica, mas é preciso acabar com o déficit atual e lutar pela estruturação física e tecnológica da Defensoria, viabilização sedes amplas e acessíveis ao cidadão que procura o órgão”.


Eber Machado foi o autor da emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em 2012, para aumenta o percentual de repasse de recursos e fixava um percentual do bolo orçamentário à Defensoria Pública do Acre. A proposta do parlamentar solicitava que o percentual fosse reajustado pelo Governo do Acre, de 0,58% para 1,5%. Na época, a emenda foi aprovada, mas o governo só concedeu autonomia ao órgão na LDO aprovada em 2014, com vigência em 2015.


“Esta Frente Parlamentar não é para fazer politicagem, mas para encontrar caminhos para solucionar os problemas de um órgão tão importante. Hoje a Defensoria representa mais de 120 mil atendimentos anuais. Ela vai de encontro aos anseios da nossa população. A Defensoria tem uma importância fundamental para os hipossuficientes. Queremos trabalhar proporcionar um serviço de qualidade para quem precisa de assistência jurídica gratuita”, finaliza Machado.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Juruá

Cruzeiro do Sul lança Edital com 380 vagas e salários de até R$ 4.526

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai contratar mais de 380 pessoas por meio de…

27/12/2024
  • Extra Total

Acre tem saldo negativo de empregos em novembro, aponta dados do Caged

O mercado de trabalho formal no Acre registrou um saldo negativo de 372 vagas em…

27/12/2024
  • Destaque 1

Homem que pagou R$ 2 mil para PMs do “Esquadrão” matarem ex-funcionária é preso

O empresário Sergio Luiz Zucarelli, de 74 anos, foi preso nesta sexta-feira, 27, na cidade…

27/12/2024
  • Juruá

Ônibus da Transacreana quebra e deixa passageiros parados por mais de 5 horas na BR-364

Os passageiros que iam de Rio Branco para Cruzeiro do Sul na noite desta quinta-feira,…

27/12/2024
  • Cotidiano

Carreata com carros antigos acontece nesta noite no centro de Rio Branco

Na noite desta sexta-feira, 27, acontece a esperada Carreata do Concurso de Ornamentação Natalina, promovida…

27/12/2024
  • Acre

Irmão do médico Thor Dantas é encontrado morto em Rio Branco

Thiago Dantas, 49 anos, irmão do médico infectologista Thor Dantas, e filho de Concita Maia,…

27/12/2024