Menu

Pesquisar
Close this search box.

Caso CPI da 364 pegue vento, empreiteiros serão convocados

Atirou na paca e acertou na onça
O deputado Nicolau Junior (PP) ao assinar a “CPI da BR-364”, apresentada pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB), atirou na paca e acertou na onça. Com a sua assinatura a CPI chegou ao número necessário de oito apoiadores, e com isso trará para o olho do furacão, a família Cameli. Os empresários Eládio Cameli; dono da ETAM, e Linker Cameli, da COLORADO, terão que depor na CPI. Eládio é pai do senador Gladson Cameli, e este cunhado de Nicolau Junior.


Atingirá indiretamente
Não existe meio termo: a CPI atingirá ainda que indiretamente o senador Gladson Cameli (PP). Será que o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) fez a CPI com este propósito? É a dúvida que fica.


Não têm como evitar
E caso a CPI passe mesmo a funcionar todos os empresários que trabalharam na BR-364 serão chamados a depor na Assembléia Legislativa e em audiências abertas para toda a imprensa.


Força judicial
E não há nem como se recusar vir a depor se convocado for pela CPI, uma convocação tem força judicial. Tem força até de determinar a prisão de um depoente se assim entender.


Sabe-se como começa
E toda CPI, já dizia o saudoso Ulisses Guimarães, se sabe como começa e não como termina. Quem vier depor na Aleac vai ficar exposto aos holofotes da imprensa e aos questionamentos


Nem com telefonema
O deputado Jairo Carvalho (PSD), mesmo sendo da oposição não assinou a CPI. Foi em vão um telefonema do senador Sérgio Petecão (PSD), do seu partido, para que assinasse o documento.


Soltando fumaça
Quem ficou soltando fumaça nos bastidores contra o deputado Jairo Carvalho (PSD) foi a deputada Eliane Sinhazique (PMDB): “eu esperava que o Nelson Sales não assinasse, não ele”.


Boa causa
Esta Frente Parlamentar na defesa da Defensoria Pública, proposta pelo deputado Eber Machado (PSDC) é por uma boa causa. É a Defensoria que defende os humildes na justiça.


Casos de abandono
E há casos de abandono da Defensoria Pública em muitos municípios, funcionando precariamente. E a Defensoria é a única ponte entre os pobres e a justiça.


Se arrependimento matasse……..
O Tião Bocalon (DEM) poderia ser hoje um deputado federal se olhudo não fosse. Preferiu disputar o governo com liso e deu com os burros na água. Se arrependimento matasse….


 


Dobradinha da pesada
Se Tanízio de Sá, uma liderança da região, se unir ao vereador Jeferson Magalhães (PHS), e formarem uma chapa para disputar a prefeitura de Manuel Urbano será difícil de ser derrotada.


Que falta faz o Pereira!
É unanimidade entre os jornalistas que cobrem os trabalhos da Assembléia Legislativa que, o ex-deputado Geraldo Pereira (PT) faz uma falta danada como líder do partido na Casa.


Quem muito se abaixa…….
O deputado Antonio Pedro (DEM) tem de perder a mania de ficar se humilhando ao líder do governo, deputado Zen (PT), para que apadrinhe os seus pedidos, é tão deputado como ele.


É dona de horta?
Pela enésima vez a deputada Leila Galvão (PT) faz defesas inflamadas pela realização de Feiras Regionais nos municípios. Posso  estar errado, mas a impressão que passa é ser dona de horta.


Obra de Deus
Quem mais se indignou com a CPI foi o deputado Manoel Moraes (PSB), que considerou uma heresia, por a BR-364 ser uma “Obra de Deus”. E qualificou a ação da oposição de “nefasta” ao Acre.


Erro de estratégia
Ao pensar que pode atingir o governador Tião Viana com a CPI, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) atinge diretamente os empresários que trabalharam na BR-364 e de forma indistinta.


Está no ato contratual
Está em todos os contratos assinados entre o governo e as empreiteiras, que estas são responsáveis pelas obras, mesmo depois de construídas, caso surjam problemas técnicos.


Já ajudou até demais
Somo-me ao senador Jorge Viana (PT) que a cota de ajuda do governo aos haitianos acabou e agora é a vez do problema ficar com quem deveria sempre ter ficado, com o governo federal.


Primeiros aos nossos
Iguais aos haitianos existem centenas de famílias na periferia dos municípios abaixo da linha de pobreza que merecem uma ajuda prioritária do governo acreano, primeiro os nossos.


Reivindicação antiga
O vereador Clodoaldo Rodrigues (PTN) luta há muito pela instalação de uma unidade do PROCON em Cruzeiro do Sul. É uma vergonha o órgão não funcionar no município.


Pauta negativa
O governo vem de uma pauta positiva com a vinda do Lula e agora vai entrar numa pauta negativa com a CPI, que pode não dar em nada, mas causa desgaste na opinião pública.


Nada positiva
Uma CPI neste momento de crise econômica no Estado não é nada bom para o governo.


Papel da oposição
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) não pode ser crucificado pela iniciativa, afinal, foi eleito pela oposição para questionar, a base do governo é que tem de se virar para dar as explicações.


Apenas por isso
A CPI não foi apresentada ontem porque o deputado Chagas Romão (PMDB) está fora do Estado, mas chegando é uma assinatura certa e o pedido dará entrada na mesa diretora.


Surpresa geral
A assessoria do governador Tião Viana foi tomada de surpresa com a notícia da CPI, esta possibilidade nunca esteve nas suas possibilidades mais remotas.


Assinaturas no limite
Como o pedido tem o número mínimo de assinaturas – oito como prevê o Regimento Interno  – o governo agora trabalha para que um dos deputados da oposição retire a sua assinatura.


MP da maldade
A chamada MP da maldade da Dilma, que tira direito dos trabalhadores, teve os votos a favor dos deputados federais da oposição Flaviano Melo e Jéssica Sales . Só o Rocha votou contra.


Precisa mais que boa vontade
O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, precisará mais do que boa vontade para disputar a reeleição no próximo ano com chance. E por um motivo simples:  a cidade está acabada.


É um gozador, não é?
O prefeito de Manuel Urbano, Ale Anute, reconhece que a sua cidade está abandonada, mas ressalta que não aceita reclamação de ninguém: “ninguém vem aqui me ajudar”. Égua! Não foi ele quem foi eleito para ser prefeito? É um gozador, não é?. Quem não pode com o pote não pega na rodilha.


Querem saber para que serve?
Querem saber para que serve uma CPI na Assembléia Legislativa? Para nada. A não ser gastar dinheiro do Legislativo com a sua instalação. Não conheço uma CPI instalada na Aleac que chegou até hoje a algum resultado. E não será esta que pode redundar em algo. Servirá para o desfilar de egos e nada mais que isso.


Foi longe demais
A acusação do deputado federal Werles Rocha (PSDB) de que a equipe médica escolhe para medicar os menos graves e deixa os mais graves sem medicamento é atribuir à direção do Hospital do Câncer um crime inominável: a eutanásia. Não conheço nenhum médico daquele hospital, mas sem medo de errar: não creio que um médico que se formou para salvar vidas, adote este tipo de postura. A denúncia, a crítica, tem e deve ser feita por quem faz oposição, mas com responsabilidade política. O que convenhamos, não é o caso do Hospital do Câncer.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.