Menu

Pesquisar
Close this search box.

Capital registrou 70 milímetros de chuva

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (1)
O forte temporal que atingiu Rio Branco na tarde desta segunda-feira, dia 11, marcou altas médias para o período do ano. Tem chovido bastante nos últimos dias em todo o estado, e o mês que deveria fazer a ponte entre o inverno e o verão amazônico, simplesmente, tem se manifestado de forma diferente.


Segundo apurado, ontem chegou a chover até 70 milímetros em alguns pontos de Rio Branco. A chuva forte, que acabou deixando ruas alagadas e prejuízos diversos à populares, em geral, maçou média de 40 milímetros, segundo apontou o especialista em clima da Universidade Federal do Acre (UFAC), o professor Alejandro Fonseca.


“Essa chuva é normal. É esperada. Na Amazônia se pode acumular chuva e em determinado lugar são mais intensas. Na verdade, nós não temos nenhuma manifestação que aponte que o nosso clima está se comportando de uma forma diferente do normal”, acredita o especialista.

Anúncios


Ainda para o professor, “tivemos um mês de maio mais chuvoso que de outros anos. Esse é um mês de passagem do inverno amazônico para o mês mais seco. O que em junho ou julho se completa, por exemplo, ainda tende a acontecer. Estamos no início de maio ainda. Então, às vezes, essa característica mostra um comportamento chuvoso ou não, depende do momento. Agora, sim, está se mostrando chuvoso”, analisa.


Para o especialista, essa tem sido uma característica atuante dentro da Região Amazônica. Alejandro contesta dados de que há anormalidade no ambiente. “Nesse ano choveu muito durante o inverno amazônico. Essa é uma combinação de formação de nuvens. Em geral outras regiões também tem chuva, claro que de forma diferente, mas tem chovido bastante também nas outras áreas da Amazonia”, revela o professor.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido