Menu

Em busca de atendimento, índia encontra só preconceito

????????????????????????????????????
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A índia Luziete Ferreira da Silva, do povo Yawanawá, teve atendimento negado por servidores

A índia Luziete Ferreira da Silva, do povo Yawanawá, teve atendimento negado por servidores do Centro de Saúde da Vila Invonete. Atendendo ao chamado da campanha nacional de vacinação contra a H1N1, ela foi interceptada por uma atendente dizendo-lhe que não tinha permissão para vacinar índios, orientando-a a procurar a Fundação Nacional do Índio (Funai) para ser imunizada. O fato ocorreu na manhã do último sábado (09) e causou revolta entre os principais líderes indígenas do Estado.

Aldenira Cunha Huni kui, em companhia de outros índios, foi à unidade e constatou o ocorrido, a seu ver, um nítido preconceito. “Uma profissional em saúde, que estava vacinando, admitiu o constrangimento a que a índia foi submetida. No entanto, justificou o não atendimento alegando não ter ordem da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) para vacinar índios”, esclareceu a líder indígena, ameaçando leva o caso para o Ministério Público Federal. Ela é membro do Conselho Estadual de Saúde.

Anúncio

”Casos iguais a estes vem acontecendo com os povos indígenas que habitam nos espaços urbanos. Tenho lutado muito contra esses tipos de preconceitos e descriminação, pessoal e institucional, com os pacientes indígenas,”, relatou Aldenira, reafirmando que lutará para barrar todos os tipos de maus tratos. “Iremos procurar os órgãos competentes e exigir um posicionamento sobre esse corrido, bem como, outros casos anteriores e qualquer outro tipo de descumprimento dos direitos indígenas”.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Sabá Manchinery, que estava indignado, disse que irá mobilizar os órgãos e entidades indigenistas para evitar que casos semelhantes voltem a ocorrer. “Os povos indígenas, após duas décadas de discussões, conquistaram perante a ONU, a Declaração sobre os Direitos dos Povos indígenas. Apesar disso, é impressionante constatar como os índios se tornaram invisíveis para uma grande parte do povo brasileiro. Esse fenômeno contribui para a sua desumanização”, analisou ele.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.