João Renato Jácome, de Rio Branco (AC)
Milhares de fiéis de várias religiões participaram da Marcha para Jesus, realizada neste sábado, dia 09 de maio, em Rio Branco. Após caminhada pela Via Chico Mendes, os evangélicos puderam aproveitar bastante o fim do evento, que contou com o show do cantor André Valadão, um dos mais conhecidos do meio gospel. Mais de 50 mil pessoas prestigiaram o evento, segundo os organizadores.
Nem mesmo a tarde ensolarada atrapalhou os planos de quem pretendia acompanhar a multidão que tomou as principais vias do 2º Distrito da capital acreana. Durante o percurso, gritos de “aleluia” e “glorias a Deus”. Além disso, os fiéis fizeram questão de orar em favor da população do estado do Acre, pedindo sabedoria e declarando que o “Acre é de Jesus Cristo”, repetiram por diversas vezes os pastores líderes do movimento.
Anderson Guilhermino é um desses tantos que ali se concentraram. Ele aproveitou o evento para tentar ganhar um dinheiro extra, fator que, segundo ele, não é o mais importante do sábado. “Eu quero ganhar meu dinheirinho aqui. Vai ser um extra, mesmo assim, isso não é tudo. Além de eu ganhar o meu, também vou compartilhar com os irmãos aqui da alegria de marchar para Jesus, aliás, ele é o comandante de nossas vidas”, comenta o ambulante.
Os participantes, em maioria, eram jovens, isso ficava nítido entre os participantes. Mesmo assim, famílias inteiras também participaram do evento. A Marcha para Jesus é realizada anualmente na capital acreana e, em 2014, ocorreu também na segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul.
Durante todo o percurso muita festa. Música, dança e gritos de guerra. A cada palavra profética liberada, a emoção tomava conta dos que acompanhavam os trios elétricos que levavam bandas de músicas e pastores.
HUMOR – Até o Mr. Bean [personagens dos filmas ingleses] marchou tarde deste sábado. Na verdade, o personagem do Mr. Bean foi interpretado pelo servidor público federal, Hilário do Nascimento, que foi candidato a deputado nas eleições passadas, mas acabou não sendo eleito.
O Mr. Bean acreano fez sucesso na Marcha, entre os cristãos. Posou para fotos e deu até autógrafos. “É só para fazer a alegria. Jesus é alegria”, afirma Hilário ao atuar como um dos principais nomes do humor internacional.
TRÂNSITO – O trânsito ficou lento na Ponte Metálica, Centro de Rio Branco, por causa da concentração inicial da Marcha Para Jesus, que aconteceu no Calçadão da Gameleira, às margens do rio Acre. Homens do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS), ajudaram na organização das vias que precisaram ser interditadas duras as mais de 2 horas de caminhada.
Curiosidade à parte, o diretor-geral do Detran, Gemil Júnior, ajudou no balizamento durante todo o trajeto dos evangélicos.
POLÍTICOS – O prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, do PT, é um dos poucos políticos que participaram da Marcha Para Jesus. Acompanhado de um dos assessores da prefeitura, o chefe do Executivo municipal foi abordado pela reportagem do ac24horas.
Questionado sobre a participação, o petista disse que é a quarta vez que participa da caminhada e que “sempre marcha para Jesus”. Marcus é membro da Igreja Batista do Bosque há quase quatro anos.
Além de Marcus, o deputado federal Alan Rick, do PRB, também participou do ato. Acompanhado da esposa e assessores de trabalho, Alan fotografou e conversou com fiéis que acompanharam a marcha. Durante todo o percurso, o deputado carregou uma Bíblia, o que, segundo comentou-se, representava ato de repúdio à queima de um exemplar, fato ocorrido na semana passada.
ATO PROFÉTICO E BÍBLIA QUEIMADA – A exemplo dos demais anos, os pastores organizadores da Marcha para Jesus realizaram um ato profético em conjunto, logo após o fim da caminhada. Um dos assuntos mais polêmicos, citado durante a ministração do Apóstolo Alexandre, do Ministério Nova Aliança, foi o caso em que um estudante da Universidade Federal do Acre (UFAC), queimou uma Bíblica durante evento cultural nas dependências da instituição.
Para Alexandre, o ato realizado pelo estudante não despertou “ódio nos cristãos”. Para ele, o ato surtiu efeito contrário, pois a “palavra de Deus” jamais será paralisada pelo homem.
O pastor, durante o momento de reflexão, manteve-se com um exemplar da Bíblia em punho. Além de comentar sobre o assunto, o apóstolo convidou os mais de 50 mil participantes da Marcha para Jesus a erguerem suas bíblias e levantarem um “clamor” pela igreja evangélica no Acre, Brasil e no mundo.
“Eu não quero chover no molhado. Já foi citado aqui o fato que aconteceu na Ufac. No meio daquele evento, eles queimaram a bíblia, a palavra de Deus. A Marcha ela cumpriu o propósito como ela vem cumprindo todos os anos. Além de desrespeito, foi um ato criminoso. É crime. Pela Constituição Brasileira é crime. Nós repudiamos e nós hoje marchamos com a Bíblica na mão em atitude de repúdio e nós não vamos tolerar esse tipo de coisa”, afirmou durante a ministração do ato profético.
Ainda segundo o pastor, “a Bíblica é o livro mais lido em toda a humanidade. Já tentaram, segundo a história, destruir esse livro, que é a palavra de Deus, e quanto mais tentaram destruir, mais a palavra de Deus se multiplicou, mais o povo de Deus se multiplicou”, destacou ao dizer que “nada pode com a igreja de Jesus”, momento em que convidou todos a orarem em prol do podo do Acre.