O presidente da Bolívia, Evo Morales, mostrou-se surpreso com a estrutura do Completo Industrial do Peixe, que fica no município de Senador Guiomard (AC), às margens da BR-364, no sentido Rio Branco/Proto Velho. Durante discurso, o chefe de Estado chegou a brincar dizendo que levaria todo o complexo para a Bolívia.
“Vim ao Acre porque queria conhecer essa indústria de pescado formada por cooperativistas e piscicultores. A Bolívia e o Brasil já trabalham diversos projetos conjuntos, e assim vamos seguir adiante”, afirmou pouco antes de fazer a brincadeira.
Essa foi a primeira visita de Evo ao Acre. O presidente já havia vsitado a região de fronteira do Departamento de Pando, logo após o incêndio que assolou à região, além disso, ele esteve na cidade de Cobija, mas nunca chegou a entrar em território brasileiro ou participar de eventos do governo do Acre.
Além de Evo Morales, a comitiva boliviana é composta por ministros de Estado, assessores, políticos, dentre eles as ministras bolivianas de Desenvolvimento Rural e Terras e de Desenvolvimento Produtivo e Economia Rural, Nemesia Achacolo e Veronica Ramos, respectivamente. A gerente-geral dos Serviços e Desenvolvimento de Pequenas Empresas, Patricia Bollivian, também esteve participando do encontro.
Ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador do Acre, Sebastião Viana, e do governador do estado do Piauí, Wellington Dias, Evo Morales participou da abertura do III Encontro de Piscicultores, que reuniu mais de 2 mil pessoas.