Menu

Base reclama por não ter sido convidada para o almoço com Lula

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Aleac é uma casa de debates
As sessões na Assembléia Legislativa para debates são nas terças, quartas e quintas-feiras.  Alguns deputados acham que é muito trabalho e deram para fazer sessões solenes, que nada mais são do que um festival de massagens de egos, num desses dias. Ontem, por exemplo, a deputada Juliana Correia (PRB) emplacou uma sessão solene para homenagear os policiais. Nada contra o ato, mas deveria ser numa segunda ou numa sexta, e não nos dias de debates.


A essência do parlamento é o debate
A essência de um parlamento é o debate. Nunca foi e nunca será uma Casa de homenagens. Querem homenagear alguma entidade, que não façam nos dias de sessões ordinárias.


Mais atuante do juruá
Colocando todos os deputados estaduais eleitos pelo Juruá na balança, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) tem sido o mais atuante, pode ter os seus escorregões, mas não é omisso.


Uma pergunta leva a outra
O senador Sérgio Petecão (PSD) indaga o que o Evo Moraes fez pelo Acre? Cabe outra pergunta: o que fez o ex-senador boliviano foragido, Roger Pinto, que ele abriga?.


Apostando no imprevisível
A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PSC) gasta pólvora no imponderável ao fazer alianças com vários prefeitos do interior. Uma pura perda de tempo. A maioria deles não será reeleita.


Falou alguma mentira?
O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), disse alguma mentira quando falou que, em Brasília, apenas o deputado federal Werles Rocha (PSDB) faz oposição à presidente Dilma?.


Valentes no Acre
Fora o deputado federal Werles Rocha (PSDB) os demais parlamentares da oposição só são valentes contra o PT quando chegam no Acre. Em Brasília, votam com a cumpanherada.


Assumir a carapuça
E é realmente o que ocorre em Brasília, fora o Rocha, o restante da bancada federal é aliada do PT e Dilma de bandeirinha. Não há nem como negar porque isso é mostrado direto na mídia.


Orelhas ardidas
Nesta visita do Lula ao Acre as orelhas da presidente Dilma devem ter ficado ardidas.


Nem se compara
Em termos de ajuda para obras no Acre, nem se compara o que foi liberado pelo presidente Lula e pela presidente Dilma, Lula foi muito mais generoso com recursos ao governo petista.


Bem mobilizado
O PT mobilizou bem para a visita do Lula ao Complexo de Piscicultura. Veio ônibus do Juruá ao Alto Acre. Uma multidão lotou o espaço, onde foi inaugurada a Fábrica de Ração da unidade.


Não entro neste time
Oposição tem que existir e sem ela não há democracia. Posso fazer uma crítica a algum radicalismo, mas não vou formar jamais no time que ataca um político só por ser oposição.


 Mais que mil bajulações
Uma boa crítica, uma boa ponderação, vale muito mais do que mil bajulações para quem está no poder. Da crítica o gestor pode tirar algum proveito, da mera bajulação, não tira nenhum.


Josa da farmácia
Foi o único nome da FPA que ainda foi citado, positivamente, nas várias conversas que tive em Cruzeiro do Sul, sobre a eleição para a prefeitura do município, a ocorrer no próximo ano.


Porque é novo no poder
E assim mesmo porque, por estar em início de mandato, não tem desgaste, no Juruá.


Boa notícia
O presidente da FIEAC, Carlos Sassai, teve alta ontem em São Paulo e já está num Flat.


Opinião generalizada
Até entre os políticos de oposição há uma certeza de que o prefeito de Assis Brasil, Betinho (PSDB), não deverá se reeleger, e dão o município como perdido para o PT na próxima eleição.


Assis Brasil não merece
Antes do mandato do Betinho governava Assis Brasil a prefeita Eliane Gadelha (PT), que foi um desastre. No começo da sua gestão o Betinho até foi bem, mas desabou e não difere da Eliane.


Novo nome na discussão
O PCdoB conseguiu um bom quadro em Epitaciolândia, a ex-vereadora petista Rosemari, e é o nome que deverá colocar em discussão dentro da FPA para disputar a prefeitura em 2016.


Não é pegajoso
O vereador Marcelo Jucá (PSB) é um bom vereador, por ser ativo e estar sempre conectado com os movimentos sociais. É da base do prefeito Marcus Alexandre, mas não é pegajoso.


Uma dimensão que não teria
Foi uma violência desnecessária a prisão do ex-vereador e sindicalista Luiz Anute, por querer protestar contra o Lula. Acabaram dando uma dimensão maior que não teria o seu protesto.


Bem abaixo
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) não é um parlamentar omisso nos debates na Aleac, mas está muitos furos abaixo dos ex-deputados Eduardo Farias e Moisés Diniz, do seu partido.


 PROS
O PROS, do Roberto da Princesinha, tem apenas a deputada Maria Antonia (PROS), mas ela tem uma postura independente. Foi o que ficou acertado quando do seu ingresso no partido.


Não é uma boa decisão
O ex-deputado Walter Prado (PROS) anda ensaiando disputar um mandato de vereador de Rio Branco. Não é uma boa decisão. Com a segurança financeira  e a idade que tem é hora de desfrutar.


Arrumou financeiramente
Político de Feijó com quem conversei ontem, me disse que o Merla (PT) não é um prefeito empreendedor, é acomodado, mas conseguiu sanear as finanças daquela prefeitura.


Não ficou parada, isso é bom
Nos dias que passei em Cruzeiro do Sul ouvi muita gente falar bem da deputada federal Jéssica Sales (PMDB), porque não se acomodou no mandato e vive direto reunindo nas comunidades.


Mirando 2018
Pode até negar por conveniência de momento, mas estas idas do Márcio Bittar (PSDB) ao interior é preparar o terreno para disputar uma das duas vagas do Senado em 2018.


Que autoritarismo é este?
É a pergunta que faz o presidente do PHS, Luiz Carlos Assis, sobre e-mail de um petista publicado ontem, defendendo o vereador Gabriel Forneck (PT) como vice de Marcus Alexandre (PT), na eleição municipal do próximo ano. Lembra que, somados os votos da FPA, metade foram dos partidos nanicos, e que sem eles, o PT não teria elegido o atual prefeito. E finda com o argumento que por isso os nanicos têm sim o direito de indicar o vice do PT.


Nada de viver no mato
O ex-presidente Lula deu uma machadada  “florestania” (que defende o homem na floresta, e que nos governos passados foi bandeira do PT acreano)), ao dizer que ninguém quer morar no mato e defendeu o Complexo de Piscicultura, como uma obra no caminho certo do desenvolvimento. E foi irônico: “é bonito ver a luz do vaga-lume uma duas, três vezes, mas a vida inteira?”. E continuou a ironia: -o jovem quer ver cinema, teatro e acabou a história que tem que se viver do extrativismo. Marina, Binho e companhia limitada devem estar se retorcendo.


Foi um alento
A fala do Lula foi um alento para a política de governo do Tião Viana, que optou pela industrialização e investimentos na agricultura para tirar o Acre da economia do contracheque, deixando de lado a tese de que o Acre poderia crescer vendendo vidrinho de copaíba.


Fora do regabofe
Deputados da base do governo reclamaram que foram ao ato para bater palmas ao Lula, mas na hora do regabofe no Palácio Rio Branco, somente o deputado Ney Amorim (PT) foi convidado.


 É bom ficarem com um pé atrás
Lula pediu que os empresários façam investimentos na Bolívia para construir Complexos de Piscicultura no país vizinho. Não é uma boa coisa. Vá lá que o Evo resolva dar um calote como deu na Petrobrás e vai ficar por isso mesmo. Fosse empresário não entraria no jogo, é fria.


Missa em casa
O querido padre Paulino, enfim, vai ver seu sonho virar realidade, seu canal de TV está sendo reativado e transmitirá ao vivo as suas missas e sua fala para a população de Sena Madureira. Quem pensar que se trata de uma iniciativa de um deputado ou prefeito está enganado. Isso vai acontecer graças ao apoio despretensioso da publicitária Charlene Lima, que é natural de Sena. Se fosse depender do prefeito Mano Rufino ou de qualquer outro deputado do município, jamais ocorreria.


Estão sendo gratos
Não fui às homenagens de ontem ao Lula, mas é mais que justo o PT e os irmãos Jorge e Tião Viana sempre se lembrarem dele, porque quando governou o Brasil os cofres do governo acreano viviam cheios. Hoje, com a Dilma, é uma pindaíba. Nenhuma das grandes obras que existe hoje no Estado existiria se o presidente não fosse o Lula. Então, qualquer homenagem que lhe for prestada pelos petistas acreanos é justa. E o Lula parece que gosta de vir ao Acre.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.