Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Meta é vacinar 16 mil contra a gripe em Cruzeiro do Sul

A meta do governo é vacinar 39,7 milhões de pessoas contra a gripeMarcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul (AC) deve realizar no próximo sábado, 09, o Dia “D” de vacinação contra a gripe. A meta para o município é vacinar 16 mil pessoas. A campanha teve início nesta segunda-feira, dia 04 de maio, em todo o país.


Receberá a vacina quem faz parte do grupo prioritário, ou seja, parte da população que tem maior risco de desenvolver complicações causadas pela doença. A meta é garantir a vacinação de 80% do público-alvo, 39,7 milhões de pessoas, até o fim da campanha, em 22 de maio.


Integram o público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.


“Todas essas pessoas devem está se dirigindo ao posto de saúde mais próximo de sua casa. A vacina já está disponível há alguns dias, e estamos observando que a procura está muito pequena. Pedimos que a população não deixe para última hora”, comentou a coordenadora do setor de imunização, Janaína Negreiros.


Ainda segundo a gestora, no “sábado durante todo o dia todas as unidades de saúde estarão abertas oferecendo a vacina contra gripe, sendo uma oportunidade para quem trabalha durante a semana. Quem tomou a vacina no ano passado devem tomar novamente, pois é anual”, completou a coordenadora da cidade ao site Juruá Online.


Em todo Brasil serão distribuídas mais de 54 milhões de doses da vacina para garantir a vacinação de cerca de 49,7 milhões de pessoas. A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.


Sair da versão mobile