Menu

Servidora do Bujari denuncia festival de descaso e supostas irregularidade na administração do petista Tonheiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (3)A servidora pública da prefeitura do Bujari, Eliane Abreu, denunciou uma série de supostas irregularidades na administração do petista Tonheiro, prefeito do Município. As denúncias vão da contratação de familiares do prefeito, abandono da cidade, a um festival de contratações de cargos comissionados e terceirizados para atender compromissos eleitorais.


Segundo Eliane, o petista realizou no início da sua gestão um “festival de contratações de cargos comissionados e terceirizados e concedeu um aumento irresponsável aos servidores da Administração e Educação, tudo isso para cumprir com promessas de campanhas, entre os cargos comissionados.”

Publicidade

“O prefeito havia nomeado filha, sobrinho, irmão. Com isso recebeu uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim, informou que tal situação acarretaria na dificuldade e talvez na impossibilidade de pagamento dos salários caso não fosse realizado cortes nas gratificações e vantagens recebidas por alguns servidores”, diz a denunciante. Segundo Eliane todo o acordo foi feito às escuras com os sindicatos locais, sem publicidade alguma.


“Existe Servidor efetivo desde 1993, que teve seus vencimentos reduzidos em 41,7%%, enquanto os vencimentos do prefeito, vice e secretários terá uma redução em torno de 22%, ferindo assim, os princípios da irredutibilidade, isonomia, intangibilidade e estabilidade financeira”.


Bujari, uma cidade quase fantasma

O descaso vai além. Várias fotografias mostram uma cidade totalmente abandonada, obras inacabadas, coleta de lixo irregular e ruas esburacadas


.


 


“O prefeito não consegue manter o mínimo que uma cidade necessita, ruas destruídas, sem coleta de lixo, sem iluminação, prédios públicos abandonados e saqueados.


Segundo Eliane Abreu o prefeito inaugurou uma piscina olímpica, obra fruto de um convênio assinado pelo prefeito ex-prefeito Michel Marques com o Ministério do Esporte no valor de meio milhão de reais, porém hoje a piscina está totalmente abandonada com focos de dengue, “vasos dos banheiros foram roubados e com risco de uma criança morrer afogada, considerando que não há nenhum tipo de fiscalização”, completa.


O prédio do Projeto Terra Sol, que deveria servir como centro comercial para os produtores agrícolas do Projeto de Assentamento Incra, também está totalmente abandonado e nunca foi usado, informa.


“Praças e quadras destruídas, única opção de lazer dos jovens. Academia de Saúde , convênio com o Ministério da Saúde, no valor de R$ 78 mil que iniciou em dezembro de 2013 e deveria ter terminado em 05 de abril de 2014, até hoje está abandonada”.


Os garís trabalham sem nenhuma condição, informa Eliane. “Falta todo tipo de material, como luvas, fardamentos, botas, além de alguns sofrerem assedio moral e perseguição no ambiente de trabalho”.

Publicidade

O que diz o prefeito Tonheiro

Procurado pela reportagem de ac24horas, o prefeito Tonheiro respondeu todos os questionamentos. Primeiro, ele negou que tenha contratado pessoas para cumprir promessas eleitorais. “São contratos de prestadores de serviços”, disse. O petista afirmou que manter o Município viável financeiramente teve que cortar na própria carne reduzindo seu salário e dos secretários em 22%. “Foi isso que eu fiz. Eu reduzi para manter o Município. E ela (Eliane, servidora denunciante) está reclamando porque foi cortado 22% do salário dela porque ela recebe salário de secretária que ela conseguiu aprovar na Câmara”.


O prefeito nega práticas de nepotismo no Município. Tonheiro disse que tem um sobrinho que é secretário municipal. “Mas isso não é nepotismo. Não nada a ver. Não tenho filho empregado no Município”, diz.


O petista reconhece que as ruas da cidade precisam se recuperadas, diz que manter a piscina semiolímpica é impossível porque o Município não tem condições. “Estamos entrando em contato com algum empresário para que ela seja mantida e sobre os focos da dengue nós já estamos limando ela”, informa.


Tonheiro também admitiu que os garis ainda trabalham em condições inadequadas, mas afirmou que uma licitação está em andamento para compra de equipamentos para o recolhimento do lixo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido