Categories: Acre Notícias

Prefeitura presta assistência às famílias atingidas por enxurrada

Por
Da redação ac24horas

Uma precipitação pluviométrica que caiu ao longo do igarapé Judia, entre os municípios de Rio Branco, Senador Guiomard e Capixaba acabou causando uma enxurrada que atingiu os bairros Recanto dos Buritis e Santa Inês na manhã desta terça-feira, 28 de abril, atingido aproximadamente cem residências.


Equipes da prefeitura de Rio Branco e do governo do Estado prestam assistência às famílias desde o início da manhã, quando ocorreu o fenômeno do transbordamento do Igarapé Judia. O prefeito Marcus Alexandre esteve no local acompanhando a situação dos moradores e o atendimento prestado às famílias. O major BM Éden Santos, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), homens do Corpo de Bombeiros e a equipe social da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) acompanharam o prefeito.


À tarde, as águas, que já tinham atingindo diversas ruas, como a Buritis e a rua Coelho, apresentavam sinais de vazante. A determinação do prefeito Marcus Alexandre foi para que as equipes agissem o mais rápido possível, auxiliando as famílias para minimizar as perdas ocorridas em decorrência da enxurrada.


De acordo com as informações do major Éden Santos, choveu em apenas três horas o que equivalente a cem milímetros, aproximadamente metade do previsto para todo o mês de abril. E como isso ao longo igarapé Judia, em uma região acima desses bairros, ocorreu um transbordamento.


Enquanto equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ajudavam na retirada de famílias que foram mais atingidas, outra equipe da secretaria de Assistência Social fazia o levantamento das famílias que tiveram perdas de móveis e objetos domiciliares. Uma equipe da Iluminação Pública também trabalhava para evitar danos aos moradores.


Para o major Éden Santos, a alagação repentina não tem a ver com o rio Acre e tampouco com o transbordamento das cabeceiras do rio. Segundo ele, para se ter uma ideia, o volume de chuva que caiu ao longo do Judia é equivalente a cem litros de água em um metro quadrado em uma hora de chuva.


“Choveu em toda Rio Branco, em Senador Guiomard e também em Capixaba. Portanto, trata-se de um fenômeno raro que não tem impacto direto com o rio Acre, já que o leito do rio continua baixo e esse volume de água já apresenta uma vazante e nas próximas horas a situação já estará normalizada”, afirmou o major Éden Santos.


O presidente da Associação de Moradores do Recanto dos Buritis, Francisco Coelho, acompanhou todo o trabalho das equipes da prefeitura de Rio Branco e do Governo, auxiliando no levantamento das famílias que foram atingidas pela enxurrada repentina provocada pelo igarapé Judia.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Cotidiano

123 Milhas detalha plano de recuperação judicial: veja opções para credores

A 123 Milhas divulgou, nesta quinta-feira (26), detalhes sobre o plano de recuperação judicial, protocolado…

27/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Celebrando 30 anos de amor e parceria, empresários Kristiene Taveira e Paulo Santoyo se casam

Em um dia radiante, nesta sexta-feira, 27 de dezembro, a história de amor dos empresários…

27/12/2024
  • Juruá

Cruzeiro do Sul lança Edital com 380 vagas e salários de até R$ 4.526

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai contratar mais de 380 pessoas por meio de…

27/12/2024
  • Extra Total

Acre tem saldo negativo de empregos em novembro, aponta dados do Caged

O mercado de trabalho formal no Acre registrou um saldo negativo de 372 vagas em…

27/12/2024
  • Destaque 1

Homem que pagou R$ 2 mil para PMs do “Esquadrão” matarem ex-funcionária é preso

O empresário Sergio Luiz Zucarelli, de 74 anos, foi preso nesta sexta-feira, 27, na cidade…

27/12/2024
  • Juruá

Ônibus da Transacreana quebra e deixa passageiros parados por mais de 5 horas na BR-364

Os passageiros que iam de Rio Branco para Cruzeiro do Sul na noite desta quinta-feira,…

27/12/2024