Uma precipitação pluviométrica que caiu ao longo do igarapé Judia, entre os municípios de Rio Branco, Senador Guiomard e Capixaba acabou causando uma enxurrada que atingiu os bairros Recanto dos Buritis e Santa Inês na manhã desta terça-feira, 28 de abril, atingido aproximadamente cem residências.
Equipes da prefeitura de Rio Branco e do governo do Estado prestam assistência às famílias desde o início da manhã, quando ocorreu o fenômeno do transbordamento do Igarapé Judia. O prefeito Marcus Alexandre esteve no local acompanhando a situação dos moradores e o atendimento prestado às famílias. O major BM Éden Santos, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), homens do Corpo de Bombeiros e a equipe social da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) acompanharam o prefeito.
À tarde, as águas, que já tinham atingindo diversas ruas, como a Buritis e a rua Coelho, apresentavam sinais de vazante. A determinação do prefeito Marcus Alexandre foi para que as equipes agissem o mais rápido possível, auxiliando as famílias para minimizar as perdas ocorridas em decorrência da enxurrada.
De acordo com as informações do major Éden Santos, choveu em apenas três horas o que equivalente a cem milímetros, aproximadamente metade do previsto para todo o mês de abril. E como isso ao longo igarapé Judia, em uma região acima desses bairros, ocorreu um transbordamento.
Enquanto equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ajudavam na retirada de famílias que foram mais atingidas, outra equipe da secretaria de Assistência Social fazia o levantamento das famílias que tiveram perdas de móveis e objetos domiciliares. Uma equipe da Iluminação Pública também trabalhava para evitar danos aos moradores.
Para o major Éden Santos, a alagação repentina não tem a ver com o rio Acre e tampouco com o transbordamento das cabeceiras do rio. Segundo ele, para se ter uma ideia, o volume de chuva que caiu ao longo do Judia é equivalente a cem litros de água em um metro quadrado em uma hora de chuva.
“Choveu em toda Rio Branco, em Senador Guiomard e também em Capixaba. Portanto, trata-se de um fenômeno raro que não tem impacto direto com o rio Acre, já que o leito do rio continua baixo e esse volume de água já apresenta uma vazante e nas próximas horas a situação já estará normalizada”, afirmou o major Éden Santos.
O presidente da Associação de Moradores do Recanto dos Buritis, Francisco Coelho, acompanhou todo o trabalho das equipes da prefeitura de Rio Branco e do Governo, auxiliando no levantamento das famílias que foram atingidas pela enxurrada repentina provocada pelo igarapé Judia.