O Hospital do Câncer do Acre está há cinco meses sem oferecer o tratamento de radioterapia aos pacientes. A denúncia é do deputado estadual Gehlen Diniz (PP). Ele relata que fez uma visita ao setor oncológico da unidade e de saúde e os pacientes informaram que a máquina de braquioterapia estaria com defeito.
“Descobri ali que as questões que eu trago aqui, uma vez ou outra, se arrastam desde dezembro. Há cinco meses o Estado do Acre não oferece o serviço de radioterapia aos pacientes. A solução foi levar os pacientes para uma clínica particular em Porto Velho, no Estado de Rondônia”, afirma Gehlen.
Segundo o progressista, os pacientes são enviados para tratamento fora de domicílio sem ajuda de custo. “As pessoas não têm condições de se manter no estado vizinho, o governo só fornece a passagem. Sem contar o estado avançado da doença quem impede que os pacientes viagem”, ressalta.
O oposicionista exigiu uma resposta dos governistas. “Que digam que quando vão reestabelecer o tratamento. Isso é um absurdo, isso é criminoso. As pessoas estão depositadas ali (no Hospital do Câncer) para morrer. Um ambiente insalubre, fétido. Esta não é a saúde que queremos para o nosso povo”.
Para Diniz, a sociedade, familiares e pacientes do Hospital do Câncer querem respostas dos gestores da área de saúde. “Eu também quero saber quando o tratamento será reestabelecido, recursos tem. Saúde é elementar, infelizmente o estado gasta mal os recursos da área de saúde”, ressalta.
Apesar de não comentar o assunto na tribuna da Casa, o líder do governo, Daniel Zen (PT) apresentou a versão oficial da Secretaria de Saúde do Acre. “Segundo a SESACRE, o serviço de radioterapia do UNACON foi interrompido em março. A empresa local que dá manutenção nas máquinas não conseguiu importar as peças necessárias”, informa.
O petista informa ainda que “o equipamento é argentino. O Estado está negociando diretamente com a INVAP, empresa produtora do aparelho. Enquanto isso, os pacientes estão sendo encaminhados por TFD para Porto Velho”, confirma Zen.
Rui Kennedy de Morais Araújo, de 18 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio…
O nome de Neymar ficou entre os assuntos mais comentados na tarde de Natal, quarta-feira,…
O último final de semana do ano deve ser de chuva em todo o país.…
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia…
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que,…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (26) que…