Menu

Damas de ferro de Sebastião estudam extinguir secretarias e diminuir o número de comissionados no governo do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

quebrou_02Com o passar dos dias a situação só se complica financeiramente e o primeiro ano do segundo governo de Sebastião Viana é dado como perdido por sua equipe liderada pelas “damas de ferro”: Márcia Regina (Casa Civil), Flora Valadares (Sefaz) e a Nazaré Araújo (vice-governadora). O clima é tão pesado, que além de não conseguir nomear uma extensa lista de apoiadores de campanha até o momento, o governo estudar uma reforma administrativa ainda de forma tímida. A informação saiu de uma reunião de empreiteiros que aguardavam uma audiência com o governador. Na antessala, os empresários contavam, com muita propriedade, que a atual gestão estuda uma maneira de “enxugar a máquina”. Para isso, seria necessário a extinção de algumas secretarias ou o rebaixamento para departamentos. Até então, a conversa rolava no mais absoluto sigilo na Casa Civil.


O empreiteiro A, que é da cozinha do governador, contava para o empreiteiro B, que não era tão próximo, mas que tinham amigos em comum,  que “As damas de ferro” foram autorizadas por Sebastião para dar inicio a esse processo “doa a quem doer”. O objetivo da nova gestão é regularizar a situação dos terceirizados que estão sem receber e garantir em dia o pagamento do décimo terceiro em dezembro, mas que para isso, seria necessário cortar na própria carne, inclusive com a demissão de uma penca de comissionados, sem contar a redução dos valores das CECs. O papo foi tão descontraído, que na conversa foi colocada em xeque a existência da secretaria de comunicação para os próximos anos. A ideia é que o setor se tornasse em um departamento, com uma estrutura menor. Outro secretaria ameaçada, seria a de turismo, que na nova reforma administrativa seria ligada a outro órgão.

Publicidade

Até mesmo a secretaria do todo poderoso Carioca, a SAI, estaria com os dias contados, devido na prática não servir para nada, a não ser para acomodar os aliados políticos que quase não trabalham. Um relatório deve ser apresentado no mês que vem. O governo estuda colocar a nova lei nas mãos dos deputados em julho ou mais tardar dezembro. Claro, tudo isso dependeria de uma série de fatores. No fundo, Sebastião não quer fazer isso, torce para que as coisas melhorem, mas se a situação continuar vexatória, não haverá outra solução a não ser cortar. E claro, com isso, vem o desgaste político para suas pretensões rumo ao senado em 2018. Sem esquecer de desejar bom dia, boa tarde e boa noite aos meus queridos, atenciosos e sempre presentes quatro leitores. Acredito que ganhei o mais assíduo, nos últimos dias.



ALELUIA_01


O sagrado, o profano e espetáculo midiático dos evangélicos na política
O espetáculo midiático que tomou conta das diversas denominações evangélicas, invadidas por representantes de partidos políticos vem gerando um fenômeno curioso no Acre. De olho nos votos dos cristãos, os políticos estão tirando os ritos do ambiente tradicional das instituições religiosas e incorporando nas instituições públicas. A “Frente Parlamentar Evangélica” da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), formada por sete deputados estabeleceu que todas as quintas-feiras, antes da sessão ordinária, será realizado um culto.


Este pode ser um soco no estômago do Estado laico, que tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião. O pior é a desfaçatez de alguns políticos que usam as igrejas como currais eleitorais, transformando os templos em portais de passagem do mundo sagrado para o profano do dinheiro e dos conchavos dos favorecimentos materiais da máquina pública. Vamos orar para que as decisões políticas da Casa não sejam tomadas com base no fundamentalismo religioso.


comunista_01Um comunista na tribo
Logo após o momento de louvor dos evangélicos, na Aleac, os deputados estaduais (os do mundo e os já salvos pela promessa de arrebatamento) receberam representantes de diversas etnias indígenas do Estado para uma sessão solene em homenagem ao Dia do Índio. O requerimento foi do comunista Jenilson Leite. Na abertura dos trabalhos, um grupo de índios fez uma apresentação de dança dedicada a fertilidade da terra para boas colheitas e de purificação do ambiente. Esta manifestação dos indígenas foi carregada de fé verdadeira, além de não conter nenhum tipo de interesse eleitoreiro.


Terceirização sem fronteiras
Depois de se tonar o assunto do momento, não só no ambienta político, mas até as rodas de conversa do Senadinho, no centro de Rio Branco, a terceirização também chegou ao mundo dos quadrinhos. Abaixo, uma prova que a terceirização não é apenas uma prática do governo do Acre, que contrata servidores através de cooperativas, empresas que terceirizam profissionais da área de saúde e o verdadeiro exército de professores provisórios. Até os heróis dos quadrinhos aderiram e apoiam o projeto aprovado pelos peemedebistas, aliados do governo petista, na Câmara dos Deputados.


terceiriza_01


ESPAÇO DO LEITO
Prezado Ray Melo, gostaria de contar com sua colaboração para divulgação do texto em anexo sobre o reconhecimento do Curso Superior em Logística ofertado pelo IFAC Campus Rio Branco avaliado pelo MEC/INEP. Abraços fraternos, professor Araújo. Abaixo, a íntegra do texto encaminhado ao blog:


RECONHECIMENTO DE UM TRABALHO BEM FEITO
Nos últimos dias 9 e 10 de abril de 2015 estiveram no Campus Rio Branco representantes do MEC/INEP com o propósito de avaliar o Curso Superior em Logística ofertado pelo IFAC. Esta foi a primeira avaliação ocorrido na Instituição e necessária para o reconhecimento do curso.


Os cursos superiores são avaliados para reconhecimento pelo MEC/INEP numa escala de 1 a 5, na qual o Curso Superior em Logística obteve o conceito 4 com méritos, o que prova que o amor e o zelo pela Educação Profissional e Tecnológica do Acre está na direção certa.

Publicidade

Parabenizo o Diretor Geral do Campus Paulo Roberto de Souza, a Diretora de Ensino Cristina Lobregat, assim como toda equipe de professores e Técnicos do Campus Rio Branco que se empenharam e se dedicaram para que o reconhecimento fosse possível, apesar de todas as limitações, obstáculos e descréditos oriundos da Pro Reitoria de Ensino do IFAC.


Professor Araújo
Docente em Administração



animosidade_01

Animosidade política no Juruá
Com a proximidade das definições dos nomes que disputarão as eleições municipais em Cruzeiro do Sul, o clima de animosidade política tomou conta da cidade. Os adversários do prefeito Vagner Sales (PMDB) prepararam uma verdadeira estratégia de guerra para minar o peemedebista que venceu as duas últimas disputas pelo comando da prefeitura do município. Um vereador petista está em Rio Branco onde pretende formular diversas denúncias contra Sales. Apesar das ameaças, o Leão do Juruá diz que estar tranquilo. “Minha administração é aberta para qualquer tipo de investigação. Tapetão não é novidade, eles já tentaram várias vezes. Não serei candidato a nada, mas se fosse venceria novamente, com a força do povo de Cruzeiro do Sul”.


zen_02Pauta cheia na Aleac
O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT) continua empolgado com os trabalhos legislativos. Nos últimos dias, a agenda de trabalho do petista tem começado nas primeiras horas da manhã e se estende até as 21h. “Estamos fazendo diversas reuniões nas comissões. Vai ter pauta cheia na ordem do dia da próxima terça-feira. Vários PLs foram aprovados. Na CCJ foram 5. Alguns vão para outras comissões e outros já seguem para o plenário, depende da matéria. Na COF foram aprovados 2. Também houve reunião da Comissão de Serviços Públicos”, disse o Daniel, que apesar das provocações de Eliane Sinhasique (PMDB), nos últimos dias voltou ao seu estado Zen.


Enquanto isso em Cruzeiro do Sul…


RUA_01


Aqui nós temos é “Ruas do Povo”, meu amigo!


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Ray Melo. Para falar com ele use o e-mail – raymelo.ac@gmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido