Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Geoglifos do Acre são indicados pela Unesco como patrimônio mundial

Os geoglifos do Acre, localizados no município de Senador Guiomard, foram incluídos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) na lista indicativa brasileira do patrimônio mundial. Além do bem acreano, também foram incluídos os teatros da Amazônia (AM e PA), Itacoatiaras do Rio Ingá (PB), Barragens do Cedro nos Monólitos de Quixadá (CE), Sítio Roberto Burle Marx (RJ) e o Conjunto de Fortificações do Brasil (AP, AM. RO, MS, SP, SC, RJ, BA, PE e RN).


A lista funciona como um instrumento de planejamento de candidatura, assemelhando-se a um inventário, que é composto pela indicação de bens culturais, naturais e mistos, apresentados pelos países que ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco. A iniciativa pode ensejar a participação de gestores de sítios, autoridades locais e regionais, ONGs e outros interessados na preservação do patrimônio cultural do país.


De acordo com um dos estudiosos, o paleontólogo Alceu Ranzi, os geoglifos do Acre são estrutura de terras escavadas no solo e formadas por valetas e muretas que representam figuras geométricas de diferentes formas. “As pesquisas arqueológicas, ainda que esparsas, dão conta de informações importantes sobre o manejo de paisagem amazônica por grupos indígenas que habitavam a região, aproximadamente 200 AC – 1.300 DC, e sugerem um novo paradigma sobre o modelo de ocupação da Amazônia por densas sociedades pré-coloniais”, analisou o pesquisador.


Sair da versão mobile