Menu

Pesquisar
Close this search box.

TFD não libera passagem para acompanhante e paciente pode desistir de tratamento em SP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

image (2)A paciente Juliana Valdez de Souza, de 58 anos, pode desistir de fazer seu terceiro exame no Hospital Universitário de São Paulo via TFD por estar impedida de levar acompanhante, a sua filha Flaviana de Souza da Silva.


Há dois anos, no hospital paulista, dona Juliana tirou um tumor maligno da cabeça. Depois que fez o procedimento ela ficou praticamente cega de um olho e com capacidade para se locomover limitada. Nas duas viagens que fez via Tratamento Fora do Domicílio ela sempre esteve acompanha de uma de suas filhas, porém para surpresa dela, esta semana, ao receber a passagem para fazer novos exames fora do estado foi surpreendida com a informação de que terá que ir sozinha, sem acompanhante.


“Agora eu fui atrás das passagens e me deram só a minha Não deram para a acompanhante. Como é que eu vou seu eu não enxergo, não consigo andar só nem aqui em Rio Branco, para nenhum canto. Depois que eu tirei o tumor não consigo lembrar as coisas, não lembro. Só posso ir se for com acompanhante”

Anúncios


Procurado, o secretário de Saúde do Estado, Armando Melo, informou que a decisão sobre viajar ou não com acompanhante é do médico que acompanha o estado de saúde da paciente e expede o laudo. “Isso é o médico quem decide. Sobre essa questão de viajar com acompanhante. O médico quem examina e sabe as condições. Não é de competência do TFD”, informou o secretário.


A passagem aérea de Dona Juliana foi agendada para às 00h30min desta quarta-feira, 22. Os exames estão marcados para o dia 23, quinta-feira, no Hospital Universitário. Mas dona Juliana retorna nesta segunda-feira, 20, ao TFD, para ser novamente avaliada. Flaviana, a filha da paciente acha impossível, mesmo que a nova avaliação mostre a necessidade de um acompanhante, que a passagem seja liberada antes do dia agendado para a viagem. E caso a decisão de que sua mãe tenha que viajar só seja mantida, Flaviana diz que vai entrar com uma ação na Justiça pedindo para que o Estado seja obrigado a garantir acompanhante.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido