Categories: Acre

Resex Chico Mendes está ameaçada

Published by
Da redação ac24horas

Resex Chico Mendes ameaçada
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam que em 10 anos a reserva extrativista Chico Mendes já perdeu 4,6% da sua cobertura nacional, em virtude do avanço da pecuária e da venda de terras públicas da União.


Desvio de finalidade
O INPE confirmou ainda que 10% das famílias que vivem na Resex – de um total de 200 – não atendem aos requisitos para a permanência, estão de forma ilegal. São servidores públicos e até pecuaristas de outros estados que vivem da criação de gado.


Fiscais ameaçados
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio dispõe apenas de quatro fiscais para monitorar os 970.570 hectares de reserva. Não bastante o pequeno contingente, há casos de fiscais que foram ameaçados de morte, caso lavrassem o auto de infração de ocupantes ilegais. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.


Empresa penalizada
Um trabalhador procurou a Justiça do Trabalho relatando que foi parte em processo judicial na esfera familiar, no qual ficou acertado o pagamento de pensão alimentícia a seu filho menor. Os valores deveriam ser descontados diretamente de seu contracheque e repassados à mãe de seu dependente. Todavia, a obrigação não foi cumprida da forma determinada.


Pagamento de indenização
É que a empregadora descontava os valores, mas não os repassava imediatamente ao dependente. De acordo com o reclamante, a situação gerou transtornos de ordem pessoal e poderia ter acarretado até a sua prisão. Por isso, ele pediu o pagamento de indenização por danos morais e teve o pedido acatado.


Homenagem
Os juízes-membro da Corte Eleitoral do TER-AC, Élcio Sabo Mendes Júnior e Lois Carlos Arruda, foram condecorados com a Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Acre, em solenidade realizada neste sábado, como reconhecimento pelo bom serviço prestado durante suas permanências na corte.


Sessão de encerramento
A mesma sessão de homenagem aos magistrados, foi também a de encerramento do biênio do procurador regional eleitoral Fernando Piazenski. Em breves palavras, o membro do Ministério Público disse que ‘’foram dois anos muito profícuos de participação nas sessões, nas quais teve grande oportunidade de aprendizagem junto aos membros’’.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Dulcinéia de Azevedo Barbosa. Para falar com a autora da coluna use o e-mail –dulcineiaac@gmail.com
Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Moradora em situação de rua é agredida com tijolada no rosto em Río Branco

Uma moradora em situação de rua, identificada como Jéssica Ferreira de Brito, de 25 anos,…

28/04/2024

Open bar de Budweiser e Corona: Sem Fronteiras divulga valores de ingresso do show de Thiaguinho em Rio Branco

A Sem Fronteiras anunciou na noite deste domingo (28), o lote promocional para o show…

28/04/2024

Casal que ia curtir forró na Baixada da Sobral é atropelado por Moto Uber

Uma colisão entre uma motocicleta e uma bicicleta elétrica deixou a senhora Maria Jeci Moura…

28/04/2024

Gladson Cameli celebra aniversário de 32 anos do município de Bujari

O governador Gladson Cameli marcou presença na noite deste domingo, 28, nas festividades em comemoração…

28/04/2024

Pai de Anderson Leonardo em dia de velório do cantor: ‘Triste por não mais te abraçar’

Morreu na sexta-feira, 26, Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, aos 51 anos, que estava…

28/04/2024

Bailarinas de Leonardo se pronunciam após polêmica sobre figurino

Bailarinas do sertanejo Leonardo gravaram um vídeo neste sábado, 27, em que se posicionaram após…

28/04/2024