Menu

A soja não será prioridade nos planos do novo Governo do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de ler informações na imprensa de que a nova gestão do governador Tião Viana (PT) incentivaria o plantio de soja no Estado e, comentá-las na coluna, recebi uma outra informação oficial. A secretária de comunicação Andréa Zilio me enviou um email que diz o seguinte: “O governador Tião Viana em nenhum momento se pronunciou sobre a soja. O Acre tem o seu  zoneamento e nele cabe inclusive a soja, mas o governo de Tião Viana tem incentivado outras coisas, exemplo, a piscicultura, que gera três vezes mais lucro, e a suinocultura, que gera quatro vezes mais.”


Espaço democrático
Achei coerente a posição do Governo. Afinal a decisão do que se planta ou não no Acre deve ser dos produtores. Também acredito que com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias adequadas a vocação florestal do Acre pode ainda trazer muitos benefícios à sua população.

Publicidade

Colocando o povo pra trabalhar
Tenho recebido informações de deputados elogiando a postura do presidente da ALEAC, Ney Amorim (PT). Segundo os relatos, Ney está exigindo que os funcionários da Casa atendam as necessidades dos parlamentares para garantir a produção legislativa. Seja de situação ou de oposição. Assim a jornada de trabalho dos servidores tem sido bem maiores que de outras legislaturas.


Mudança de paradigma
Na verdade por muito tempo a ALEAC serviu apenas de “encaixe” para cargos políticos. Isso definitivamente é um desperdício de dinheiro público. A ALEAC pode e deve se tornar protagonista na vida social e política dos acreanos. Não pode ser apenas um apêndice do poder executivo.


A paixão dos acreanos pela política começa cedo
Acompanhei no Jordão a disputa pelo cargo de presidente da Juventude do PMDB. Numa noite com muita chuva mais de 200 pessoas apareceram na Câmara Municipal para acompanhar e participar do evento. A maioria jovens que sonham em serem políticos um dia.


Renovação necessária
A iniciativa foi da deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) que se surpreendeu com o interesse dos jovens. Ao final Sebastião Feitoza, conhecido no Jordão como Galã, levou a melhor. O fortalecimento da JPMDB e do PMDB Mulher fazem parte de uma necessária renovação do velho PMDB.


Fiscalizando
A deputada Sinhasique aproveitou a viagem ao Jordão para conversar com funcionários do hospital da família, escolas estaduais, delegacia e quartel da PM. Mas o que deixou a deputada mais chocada foi o abandono dos moradores de um conjunto habitacional do Governo, o Bairro Novo, construído dentro de uma área alagadiça. Um igapó imenso sem as mínimas condições para habitação.


Todo artista tem que ir aonde o povo está
Quem andou pelo Jordão também por esses dias foi o deputado estadual Dr. Jenilson (PC do B). Muito conhecido na região o parlamentar foi participar de uma festa religiosa num seringal do Rio Douro, em homenagem a Santo Expedito.


Pedidos urgentes
Quem tem demandas urgentes costuma fazer promessas a Santo Expedito. Mas a tradição manda que se pague os votos também rapidamente. O deputado vai aproveitar para colocar as suas demandas parlamentares em dia em sintonia com o Santo das causas urgentes.


Reduto comunista
O Jordão sempre teve politicamente falando uma grande afinidade com o PC do B. O ex-deputado estadual Moisés Diniz (PC do B) sempre foi uma espécie de porta-voz da região. Agora, Dr. Jenilson continua a cumprir o mesmo papel.


Berço de vitórias da FPA
Um dos poucos municípios onde a candidata ao Senado Perpétua Almeida (PC do B) ganhou do eleito Gladson Camei (PP) foi no Jordão. O governador Tião Viana também teve votações massacrantes naquele município.


Atenção prefeito!
O Jordão é a nível de população um dos menores do Acre. Mas por outro lado um dos mais bonitos e agradáveis do Estado. Os rios Tarauacá e Jordão serpenteando a floresta criam um cenário exuberante. Só o quê não está combinando é a quantidade de lixo acumulada nas ruas da cidade do Jordão.

Publicidade

Lugar bom para turismo
O prefeito Élson Farias (PC do B) deveria se atentar para o potencial turístico do Jordão. Mas para isso precisa cuidar melhor da cidade. Não acho difícil se conseguir recursos do Ministério do Turismo para fazer investimento na região. Além dos belos rios e da floresta vigorosa o Jordão tem dezenas de aldeias indígenas.


Passo maior que a perna?
Encontrei no Jordão com alguns eleitores do deputado estadual Jesus Sérgio (PDT). O ex-vereador de Tarauacá parece que investiu muito na sua campanha. E também prometeu muito. Tem gente brava com o parlamentar por aquelas bandas.


Política pode ser um péssimo negócio
Trocar um investimento privado por uma carreira política nem sempre dá certo. O tempo das vacas gordas e da impunidade estão terminando. A fiscalização atualmente sobre as atividades políticas são muito maiores, tanto de órgãos como Ministério Público e Tribunais de Conta quanto da população. O aviso vale mais ainda aos pretendentes às prefeituras. Considero um dos cargos eletivos mais difíceis. O prefeito atua na ponta diretamente com as necessidades dos moradores. Como dizia o ex-presidente Lula (PT) as pessoas moram antes de tudo nos municípios. Além disso, se não houver uma nova distribuição dos recursos públicos os prefeitos brasileiros continuarão com o pires nas mãos. Assim são muitos problemas para resolver e pouco dinheiro para dar conta. O prefeito que ainda consegue roubar e não ser pego é um campeão.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente Nelson Liano Jr.  Para falar com Nelson Liano Jr.  Use o e-mail : nelsonliano@hotmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido