A audiência pública para debater o Plano de Mobilidade Urbana (PLAMOB) da capital acontece nesta sexta-feira (10), no auditório da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), na Av. Ceará, e envolverá todos os segmentos da sociedade civil organizada. A audiência pública visa atender uma exigência da lei 12.587/2012, onde todos os municípios brasileiros devem elaborar um plano para melhorar a mobilidade urbana.
Alguns pontos do PLAMOB serão debatidos e os representantes dos diversos setores poderão, durante as discussões, apresentar novas propostas para serem inseridas dentro do Plano de Mobilidade Urbana, que tem como meta reorganizar o trânsito e estabelecer estratégias para melhorar a mobilidade social em Rio Branco.
Dentro do Plano de Mobilidade está previsto ainda o incentivo ao uso de transportes alternativos, como as bicicletas, que além de ser um transporte sustentável, melhora a qualidade de vida das pessoas. E a cidade de Rio Branco possui, proporcionalmente, a maior malha cicloviária do país, com mais de 60 quilômetros de vias cicláveis.
Outro tema que será debatido durante a audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana, diz respeito à migração, paulatina, do transporte individual para o transporte coletivo. A ideia é incentivar o uso de transportes públicos de qualidade em substituição aos veículos, que levam, muitas vezes, apenas uma pessoa e ocupam muito mais espaço nas vias, culminando com congestionamentos e lentidão no trânsito.
Temas como a tarifação e a modernização da frota também serão colocados em discussão.