Menu

Aposentados do INSS denuncia bloqueio de benefícios no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Centenas de aposentados e pensionistas do Ministério da Previdência Social (INSS), no Acre, estão com os benefícios bloqueados e sem possibilidade de saque. A denúncia foi feita ao ac24horas e confirmada durante visita à agencia do INSS no Centro de Rio Branco (AC). No saguão, usuários aguardavam desde as primeiras horas da manhã, sem previsão de atendimento.


unnamedA acreana Katiana de Souza Santiago, de 32 anos, moradora do Bairro Taquari, afirma que estava desde a manhã na agencia, mas a informações era de que não havia previsão para o atendimento. Ela reclamou ainda que o salário-extra foi liberado, mas o benefício regular acabou sendo bloqueado.

Publicidade

“Eles me disseram que nem sabem se vão me atender hoje. Aqui tem muita gente com o mesmo problema. Eu moro lá no Taquari, e tenho direito ao salário-extra, mesmo assim, só foi ele que saiu. O meu salário mesmo não saiu não. Eles me disseram que está tudo bloqueado e deve demorar uns quinze dias para regularizar o cadastro”, denuncia a mulher.


Maria Alves é outra aposentada com o mesmo problema. Ela chegou ao INSS às 7 horas, mas na tarde da quarta-feira, por volta das 16 horas, nenhum atendimento havia sido realizado, exceto a emissão de senha, cuja fila de chamamento ainda tinha mais de 100 pessoas à frente. Na manhã desta quinta-feira, 09, Maria retornou à agencia, mas não teve atendimento.


“Eles custam a chamar a senha. Eles tem pouca gente atendendo. É gente aqui dentro, é gente lá nas outras salas, mas não dão conta. Eles só dizem que eu preciso atualizar meus documentos aqui. To tentando pela quinta vez e nada. Eu não tenho dinheiro nem comida em casa mais”, reclama.


Procurada, a Gerência-Geral da agência central do INSS confirmou a demora no atendimento, mas classificou a situação como “anormal”, e justificou afirmando que por conta da Calamidade pública declarada, a liberação do benefício ficou prejudicada por conta de desatualizações cadastrais dos aposentados.


Kennedy Afonso destacou que “não houve cancelamento. O que tem havido é uma demanda muito grande. A maioria recebeu, mas muitos estão com o cadastro desatualizado, falta endereço porque mudou, por isso não veio a antecipação”, explica ao ressaltar que “não há ninguém sem atendimento”, comenta o gerente.


O gestor informou ainda que a situação deve ser normalizada até o próximo dia 24 de abril. A questão, segundo ele, é pontual e o INSS tem problemas em todo o Brasil, principalmente com a falta de funcionários, esclarecendo que este não é um problema apenas local.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido