O Tríduo Pascal, conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa, começou a ser celebrado na manhã desta quinta-feira, em Rio Branco, no presídio Francisco de Oliveira Conde.Na missa, celebrada dentro do presídio, o reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, padre Massimo Lombardi, lavou e enxugou os pés de 12 detentos, uma alusão aos 12 apóstolos de Cristo. O ato representa, segundo a Bíblia Sagrada, humildade e se baseia no no capítulo 13 do evangelho de João, quando Jesus lava os pés dos seus discípulos.
O presos também participaram da Santa Ceia.”O gesto do lava-pés foi uma atitude revolucionária no tempo de Jesus. Um mestre que se prezasse jamais se abaixaria para lavar os pés de um discípulo. Seria perder todo o prestígio. Por isso Pedro não queria que Jesus lhe lavasse os pés”, diz o padre Massimo.
Em seu Facebook, Massimo Lombardi faz uma reflexão sobre a Semana Santa e o Tríduo Pascal:O Tríduo Pascal começou no Presídio Francisco de Oliveira Conde onde na Missa da Ceia do Senhor houve o lava-pés para doze detentos.QUINTA FEIRA SANTA: ORAÇÃO PARA APRENDER A SERVIR COM HUMILDADE (Jo 13,1-15)



















