Categories: Acre

Pedido de intervenção em Manoel Urbano é aprovado na Câmara

Published by
Da redação ac24horas

A Câmara de Vereadores de Manoel Urbano aprovou na manhã desta terça-feira (31), por oito votos a um, um requerimento do vereadores Jefferson Magalhães (PHS), que pede a intervenção estadual no município. De acordo com o parlamentar, a medida foi solicitada com base no artigo 35, capítulos I a IV da Constituição Federal. O documento agora segue para análise na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que deverá apresentar um parecer sobre a questão nos próximo dias.


Segundo Jefferson Magalhães, o caos administrativo instalado no município, originou o pedido de intervenção. “A população não aguenta e não merece tanto descaso por parte do prefeito Ale Araújo. O município teve os repasses constitucionais bloqueados, os servidores estão em greve há mais de 30 dias, a cidade está praticamente entregue às moscas e sapos, o ser humano não tem como andar nas ruas da cidade com tanto buraco e lama”, enfatiza.


A população de Manoel Urbano ocupou as ruas no último fim de semana, pedindo o impeachment do prefeito Ale Araújo (DEM). De acordo com os manifestantes, a cidade estaria sofrendo com o abandono com a falta de recuperando as ruas, falta de coleta de lixo e falta de atendimento básico de saúde. O moradores reclamam ainda do silêncio de Araújo, que não aparece na cidade para cumprir suas obrigações de gestor municipal.


ALE ESTÁ NAS MÃOS DOS DEPUTADOS E SEBASTIÃO VIANA


De acordo com a Constituição do Estado do Acre, a intervenção em Município só poderia ser autorizada através de um decreto do governador Sebastião Viana, com o aval dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. O decreto de intervenção nomeará o interventor e especificará o prazo de vigência, não superior a cento e vinte dias, e as condições de execução dos objetos da medida extrema.


O interventor deverá prestar contas de sua administração à Câmara Municipal e ao Tribunal de Contas do Estado, sob as mesmas condições estabelecidas para o prefeito municipal.


Cessados os motivos da intervenção ou findo o prazo legal, a autoridade afastada reassumirá as suas funções, sem prejuízo da apuração administrativa, civil ou criminal decorrente dos seus atos.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Após visitar túmulo de Anderson Leonardo, ex-affair MC May diz que perdoou o cantor

Página virada. Após visitar o túmulo de Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, MC May diz…

30/04/2024

‘Foi um susto’, dizem pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara

Os pais de uma das alunas acusadas de racismo contra a filha mais velha da…

30/04/2024

Netflix divulga teaser de minissérie ficcional sobre Ayrton Senna

A Netflix acaba de divulgar o primeiro teaser de Senna, minissérie original que acompanha a…

30/04/2024

Incêndio destrói computadores e documentos na sala da FEM

Um incêndio, ainda sem causa definida, em uma sala da sede da Fundação Elias Mansour…

30/04/2024

Desativação de usina térmica no Juruá será como retirar de circulação quase 100 mil carros 

Para garantir energia elétrica para a população de Cruzeiro do Sul, Mancio Lima e Rodrigues…

30/04/2024

Ana Hickmann tem conversa recente com o ex e áudio vaza na web

Nesta segunda-feira (29), vazou uma série de áudios da apresentadora Ana Hickmann enviados para o…

30/04/2024