Categories: Acre

Delegados pedem apoio de Jéssica para PEC das carreiras jurídicas

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Os delegados que atuam nos municípios do Vale do Juruá, no interior do Acre, se reuniram com a deputada federal Jéssica Sales (PMDB), em Cruzeiro do Sul, para pedir o apoio da parlamentar para a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 443/2009, de autoria do deputado Bonifácio Andrade (PSDB)-MG), que define parâmetros salariais para as carreiras jurídicas dos Advocacia-Geral da União (AGU) e das procuradorias dos estados e do Distrito Federal e dos delegados.


A PEC 443/09, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), estabelece que o maior salário das carreiras jurídicas equivalerá a 90,25% do que recebem os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A carreira dos delegados já consta no parecer do relator Mauro Benevides (PMDB-CE). Com a mudança da legislatura, a proposta foi arquivada, mas a pedido dos parlamentares voltou a ser discutida pelos deputados no Congresso Nacional.


Os profissionais solicitaram a reunião com Jéssica Sales para pedir apoio na aprovação da PEC que tramita na Câmara dos Deputados. De acordo com os delegados, a proposta garante um piso salarial digno aos advogados públicos, delegados federais e da polícia civil dos estados e procuradores municipais, entre outros, de forma a assegurar condições para que exerçam suas atividades profissionais nos órgãos públicos de carreira jurídica.


“Esta PEC é importante por dar condições para que as pessoas que ocupem os cargos definidos na proposição possam receber de acordo com a responsabilidade que tem no exercício de suas atividades. A remuneração digna é uma prerrogativa de todos, que, com certeza, proporciona um melhor atendimento à sociedade”, destaca Jéssica Sales, durante a reunião, ao afirmar que dará seu irrestrito apoio aos profissionais.


De acordo com o delegado Elton Futigami, a categoria espera com ansiedade a aprovação da PEC, que na opinião dele, “será um marco de valorização acima de tudo, a carreira profissional, fazendo com que sejam vistos e valorizados de modo igualitário frente às demais instância do judiciário”. Com a aprovação da PEC, os subsídios do nível mais alto dessa carreira equivalerão a 90,25% dos subsídios mensais dos ministros, que hoje é de R$ 28.059.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Televisão

Após ganhar festa na Globo, César Tralli anuncia pausa: ‘Chegou minha hora’

César Tralli vai se afastar do Jornal Hoje, na Globo, nos próximos dias. O âncora…

27/12/2024
  • Acre

Militares da FAB sofrem acidente na BR-364 após estouro de pneu e ficam feridos

Dois militares da Força Aérea Brasileira (FAB), identificados como Ruan Costa dos Santos, de 19…

27/12/2024
  • Política

Ulysses fortalece tratamento oncológico no Acre com emenda de R$ 100 mil para a Associação Amigos do Peito

O Deputado Federal Coronel Ulysses (União Brasil-AC) reafirma seu compromisso com a saúde e o…

27/12/2024
  • Acre

Velório do irmão de Thor Dantas é realizado na Capela São João Batista

O médico infectologista Thor Dantas divulgou nas redes sociais que o velório de seu irmão,…

27/12/2024
  • Acre 01

Gladson anuncia antecipação de pagamento a partir da meia-noite de sábado

O governador Gladson Cameli (PP) anunciou nesta sexta-feira, 27, que os servidores públicos do Estado…

27/12/2024
  • Cotidiano

Réveillon da Família terá mais de 200 agentes para garantir segurança na Arena da Floresta

Representantes do governo do Acre, da Prefeitura de Rio Branco e da Associação Comercial, Industrial…

27/12/2024