Menu

Adolescente abraça causa social e comanda distribuição de refeições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Açao (1)


Enquanto a maioria dos jovens estão mergulhados no mundo do entretenimento e das novas mídias, uma adolescente de 13 anos decidiu abraçar uma causa e envolver toda a família e amigos em prol dos necessitados. Empolgada com as atividades sociais de seu colégio, que incentiva ações sociais, Karoliny Andrade de Oliveira, 13 anos, foi tomada pelo sentimento da solidariedade.

Publicidade

A reportagem do ac24horas soube da iniciativa da jovem e foi até a sua casa, conhecer como nasceu o Projeto Olhar Diferente. Em entrevista, Karoliny conta que a primeira ação social contou com a ajuda das amigas da escola e foi desenvolvida no Hospital da Criança. Para arrecadar dinheiro, as estudantes venderam rifas e com aproximadamente R$ 500, 00 levaram alegria a 58 crianças, em dezembro do ano passado.


A atividade contou a realização de recreações, distribuição de lanche e doação de brinquedos.  Em seguida, a convite de um familiar da igreja católica, ela foi à comunidade do Caladinho, periferia da capital, onde contribuiu para mais uma ação solidária, que resultou no sorteio de brinquedos, material escolar, lanche e recreação às crianças da comunidade.


SOLIDARIEDADE E SERIEDADE


Fevereiro 2015 (9)


Karoliny conta que foi na virada de ano que o sentimento de amor ao próximo falou mais alto, com a mesa farta de comidas e concluído o rito de passagem do ano, a adolescente relembra que não havia espaço na geladeira para guardar tanta comida.


Ciente de que naquele momento muitos perambulavam pelas ruas sem ter o que comer, ela convenceu a família a voltar para o fogão e cozinhar um pouquinho mais e, com isso, foram feitas aproximadamente 10 marmitas, que foram distribuídas aos moradores de ruas do entorno da igreja católica, região central de Rio Branco.


Ela conta que foi durante a distribuição dessas refeições que nasceu em seu coração, o desejo de abraçar de vez a causa e dar um passo mais sério. Com o patrocínio dos pais, a jovem adotou inicialmente 50 moradores de ruas, que são beneficiados uma vez por mês com as refeições.comida 03


A iniciativa vista com bons olhos por familiares e amigos ganhou força e, conta agora, com a ajuda de colaboradores que doam alimentos para reforçar o trabalho e aumentar o número de refeições, que já ultrapassa as 100 marmitas.“Inicialmente o projeto era financiado somente pelos meus pais Gleici e Rivelino e amigos, tendo como colaboradores: minha tia Gleicinara Estácio, Rosa Maria e amigos. Fazemos um mutirão para preparação de sopas e refeições completas. Tenho a intenção de levar essa ideia adiante, contando com ajuda de amigos e colaboradores, quem tiver interesse em se unir a nós nessa causa, pode nós procurar! Todas as ajudas sempre serão bem vindas! Com o apoio de meus pais e quem quiser ajudar! A proposta é fazer esta ação todos os meses, sempre no final de cada mês e também alternando os locais e o cardápio! Sonho em um dia poder ajudar mais e mais aqueles que tem fome. Tenho Fé que isso um dia possa acontecer. Na Bíblia Sagrada, em primeira Crônicas 29.9 há uma passagem que diz: ‘o povo alegrou-se diante da atitude de seus líderes, voluntariamente pois fizeram essas ofertas e de coração íntegro ao Senhor. E o rei Davi também encheu-se de alegria’. É com esse sentimento que nós reunimos para preparar, com todo zelo e carinho, refeições que vão saciar aqueles que têm fome”, disse a jovem que sonha se formar em medicina.


ALCANCE EXPRESSIVO


Para dar mais força a iniciativa, Karoliny criou uma página no Facebook intitulada ‘Olhar Diferente’ onde a jovem presta conta do trabalho social, já que mês a mês cresce o número de doações e o número de refeições servidas já ultrapassa as 100 marmitas.

Publicidade

“Decidi criar essa página para divulgar o trabalho social e atrair mais pessoas para ajudar. Dessa forma é possível ainda prestar conta de cada vez que é feito as entregas das marmitas. Quando pensamos em fazer, o fazemos com muito carinho. A comida que distribuímos é a mesma que é servida na nossa mesa, que modéstia à parte é de dar água na boca e chega quentinha aos que precisam”, destaca.Fevereiro 2015 (8)


A mãe da jovem, Greicilene Oliveira, apoia juntamente com o esposo, o trabalho social da filha. Ela relata que, inicialmente, as refeições contava com contribuição financeira dela e do marido, mas mediante o exemplo da filha, as pessoas passaram a contribuir com a doação de alimentos e também no preparo das refeições.


Após o preparo e embalagem das refeições, com o porta mala do carro abarrotado de marmitas, eles circulam com a filha por diferentes pontos da cidade à procura de moradores de ruas e pessoas comuns, que estejam com fome, em hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento de Rio Branco (UPAs).


Fevereiro 2015 (7) (1)


O Projeto Olhar Diferente não possui qualquer vínculo com setores religiosos. Embora, a família tenha raízes católicas, o trabalho social é totalmente independente e tem como objetivo único minimizar o sofrimento dos mais necessitados.comida 00


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido