Menu

Pesquisar
Close this search box.

Socorro Nery pode ser a ungida do PSDB para o pleito da capital

Nomes na pauta
A ex-reitora da UFAC, Socorro Nery e o ex-deputado federal Henrique Afonso são os principais nomes com os quais o PSDB conta para uma candidatura a prefeito de Rio Branco. Ambos devem filiar-se em data a ser marcada. Nery já foi candidata a vereadora da Capital sem sucesso e Henrique vem de uma derrota de vice na chapa de Tião Bocalon (PSDB) ao governo.


Outra possibilidade
O futuro presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, considera que Henrique Afonso é também um nome em potencial para disputar em 2016 a prefeitura de Cruzeiro do Sul.


Sou candidato e não abro
Mas, em Cruzeiro do Sul a coisa não é tão pacífica. O vereador Romário Tavares (PSDB) me disse ontem que não abre mão de sua candidatura e já comunicou ao partido da sua decisão.


Rabo da fila
Sobre a vinda do ex-deputado federal Henrique Afonso para o PSDB e ser colocado como candidato a prefeito de Cruzeiro, Romário reage: “quem chega vai para o rabo da fila”.


Quadro previsto
Na avaliação de Romário, deverão ter três candidaturas a prefeito de Cruzeiro do Sul. A dele, do candidato do prefeito Vagner Sales, que deve ser o advogado Jonathan Donadoni e a do PT.


Não está certo
 Rocha não considera o prefeito de Assis Brasil, Betinho, como candidato nato, devido o seu alto desgaste e defende que seja feita uma pesquisa para a escolha de outro nome a prefeito.


Avalia bem
Acho que neste ponto o futuro presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, avalia bem, o desgaste do prefeito Betinho é tão grande que sua chance de eleição é quase nula.


Franco favorito
Numa disputa entre os ex-prefeito Manoelzinho (PT) e o prefeito Betinho (PSDB), a possibilidade do petista dar uma surra nas urnas no Betinho, passa a ser muito grande.


Topa se for consenso
O deputado Ghelen Diniz (PP) me garantiu ontem que, se houver um consenso na oposição por uma candidatura única a prefeito de Sena Madureira, ele aceita ser o candidato do grupo.


Ou se une ou perde
Na avaliação de Ghelen, mesmo com o prefeito Mano Rufino não vir fazendo uma boa administração, se a oposição não se unir num nome para prefeito, Mano pode se reeleger.


Não está errado
Está certo o deputado Ghelen Diniz , o prefeito Mano Rufino tem a máquina da prefeitura e terá a máquina do governo ajudando a empurrar a sua reeleição, o que pesa numa campanha.


Cruzeiro do sul
Perguntei ontem a uma figura importante do PT, por qual razão o nome do professor Marcelo Siqueira (PT) está descartado para prefeito. Resposta: “sua baixa votação para deputado”.


Missão para o governador
Segundo esta mesma fonte a escolha do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul é uma missão que deverá ficar a cargo do governador Tião Viana, que deverá buscar um nome leve e novo.


 Enxurrada de ações no G-7
É consenso entre os empresários e seus familiares entrarem com uma enxurrada de ações na justiça contra os políticos que os colocaram como membros de quadrilha sem serem condenados.


Festa para os advogados
São tantas as ações de danos morais previstas contra estes políticos, que vai dar um belo faturamento para os advogados de defesa. O pau que bateu em Chico vai bater no Francisco.


Fato que dificulta
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) considera o prefeito de Tarauacá um gestor sério e atuante, mas reconhece que as periódicas alagações na cidade lhe trouxeram dificuldades.


Erro primário
Faltou ao deputado Jenilson virar o outro lado da moeda, que é a falta de habilidade política do prefeito Rodrigo Damasceno, que perdeu apoio dos partidos aliados e se encontra isolado.


Pode ser fatal
Esta falta de habilidade poderá ser fatal para impedir a reeleição do Rodrigo Damasceno.


Nome de consenso
O deputado Jonas Lima (PT) não se entusiasma tanto com a disputa da prefeitura de Mâncio Lima, devido ao caos econômico, mas diz que seu irmão Isac Lima (PT) pode ser candidato.


Como descartar o Iderley?
A oposição fala em nomes para a disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul, mas esquece o  ex-deputado federal Iderley Cordeiro, com 8 mil votos na última eleição, no município.


Nome mais forte
A oposição deverá ir para a disputa da prefeitura de Plácido de Castro com o seu nome mais forte, o do tucano Gedeão, que na última disputa teve 43% da votação do município.


Deixou de ser novidade
Caso o Márcio Bittar (PSDB) dispute o Senado em 2018, dificilmente, perde para o senador Sérgio Petecão (PSD), que deixou de ser novidade. A outra vaga do Senado fica com o PT.


Não tem outra solução
Não existe outra solução diferente da que o Tião Viana está buscando em Brasília: recursos para construção de unidades habitacionais nos municípios atingidos pela alagação.


Caso de Brasiléia
Em Brasiléia, não há mais como manter moradores em áreas que todos os anos alagam e tampouco os centros administrativos onde funcionam hoje, ou vira um moto-contínuo.


Não podia dar certo
A administração do prefeito de Manuel Urbano, Ale Anute, não podia dar certo. Tem um primo secretário, sua mulher é assessora de gabinete e o filho o chefe do setor tributário, só família.


Entrando no anedotário
O prefeito Ale, conta o vereador Jefferson Magalhães (PHS), entrou no anedotário. Moradores fecham as ruas pedindo melhorias e ele limita-se a responder: “fecharam porque quiseram”.


Fora de cogitação
A secretária de Comunicação da PMRB, Andrea Forneck, descartou que para se chegar ao teto estipulado de um corte orçamentário de cada Secretaria  em 10%, isso vá implicar em demissões em massa, como já se iniciou a boataria. Não necessariamente tem de cortar só pessoal, vai haver corte nos mais diversos setores, o que ficará ao cargo de cada secretário.


É a crise econômica
E não há milagres a serem feitos. A última alagação fez com que o prefeito Marcus Alexandre gastasse bem além do que estava planejado. Ou corta na própria carne ou não vai ter como tocar a PMRB. E assim terão de agir os prefeitos do interior, sob pena ficarem pagando só pessoal.


Manda para a casa do Nilson mourão
Quando um grupo de haitianos estava em Inãpari, cidade peruana fronteira com Assis Brasil, impedido de cruzar  para o Acre, o secretário estadual de Direitos Humanos, Nilson Mourão foi lá e trouxe todos para Rio Branco. A partir daí a porteira foi aberta. Afinal, ter café da manhã, almoço, janta, cama e banho de graça era o chamariz que faltava. O governador Tião Viana quer agora passar o problema para o governo federal. O Governo do Acre não deveria nem ter assumido o pepino. Fosse o Tião mandava todos para a casa do Nilson, foi ele quem inventou a história de abrigar haitianos.


Explicado o mistério
Sobre os valores que eram para construir uma nova Câmara Municipal de Rio Branco, explica a secretária de Comunicação, Ana Xavier, que, como se tratava de verbas oriundas de emendas parlamentares, estas não puderam ser usadas na construção, por proibição legal. O presidente Artêmio Costa (PSDC) está buscando agora viabilizar recursos para a obra via instituições financeiras.


Vai dar confusão
Mulheres do projeto Moreno Maia estão ameaçando denunciar um parlamentar que prometeu na campanha conseguir laqueaduras em Boca do Acre, onde a coisa seria mais fácil, e não cumpriu a promessa. Esta é apenas a ponta do iceberg das sujeiras que existem em uma campanha política. Mas seria bom que as mulheres enganadas abrissem a boca.


Não votou?
O deputado federal Alan Rick (PRB) anda magoado com o deputado federal Werles Rocha (PSDB) por ter colocado na rede social o nome de quem vota com a Dilma e quem não vota. Não sei o motivo da raiva do Alan. Não vota mesmo com a Dilma? Claro que sim, então assuma. Na política tem de ter lado. Não importa qual.


Pode se preparar
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, se prepare para enfrentar uma eleição mil vezes mais dura do que na que ela se elegeu. Se existe um município no qual o PT vai jogar pesado para ganhar a eleição é naquele município. O André pode se preparar.


FlaxFlu
O prefeito  Marcus Alexandre, faz uma administração austera e acima da média, mas se a oposição centralizar apoio numa única candidatura a prefeito teremos uma das eleições mais disputadas para a PMRB, que por si só sempre foram equilibradas. O péssimo momento econômico nacional, com reflexos nos municípios, e o desgaste acentuado do PT, podem colaborar para deixar a eleição municipal tipo um Fla x Flu. Outro fator que poderá ajudar ou não a caminhada do Marcus para a reeleição é sobre quem será o seu vice, algo que precisa ser muito bem costurado. Não pode ser um nome sem o consenso


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.