Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre está entre os estados com maior desperdício de água

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O desperdício de água tratada no Acre chama a atenção. Segundo o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Mistério das Cidades, o Estado está entre os cinco primeiros Estados com maior desperdício de água tratada com 55,9%. O índice é superior à média da perda nacional: 36,9%.


O estudo, elaborado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, vinculada ao Ministério das Cidades, identificou que em primeiro está o Amapá, com 76,5% de água tratada desperdiçada, seguido de Roraima (59,7%), Sergipe (59,3%), Acre (55,9%), Rio Grande do Norte (55,3%), Pernambuco (53,7%), Rondônia (52,8%), Piauí (51,8%), Pará (48,9%) e Minas Gerais (47,2%). O relatório foi elaborado com base nos dados de 2013.

Anúncios


O relatório aponta, ainda, o aumento no consumo de água per capita no Estado: 159,25 litros por pessoa/dia, em média, aproximadamente 20 litros a mais que no ano anterior.


Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.


Em 2015, a temática escolhida foi o uso sustentável da água. A ONU estima que até 2030 a necessidade por água vai aumentar 40%, ao mesmo tempo em que 25% das bacias hidrográficas dos principais rios do mundo vão sofrer reduções drásticas de volume durante vários meses. Segundo cálculo das Nações Unidas, 768 milhões de pessoas não têm acesso a água tratada, e 2,5 bilhões vivem em condições sanitárias precárias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido