A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com o programa MP na Comunidade, do Ministério Público do Trabalho, realizou nesta sexta-feira, 20, um mutirão de retirada de documentos no abrigo instalado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.
Por meio do Programa Estadual de Promoção de Registro Civil de Nascimento, a Sejudh atua na retirada da segunda via de registros de nascimento para os que os perderam na alagação, em pareceria dos cartórios 1, 2 e 3 de ofício. Ao todo, mais de 50 pessoas buscaram o atendimento no local.
Registro de nascimento tardio
A secretaria também atuou na identificação de pessoas que ainda não tinham retirado nem mesmo a primeira via – na maioria crianças. Teresa da Costa é um desses casos. A filha de 2 anos ainda não tinha o registro de nascimento, pois a mãe não sabia que poderia solicitá-lo sem a presença do pai.
“Eu me separei antes de registrar a criança, e não sabia que poderia tirar sem a presença dele, por isso não fiz antes. Quando vim aqui tirar a segunda via das outras crianças, a moça identificou que a menor não tinha o documento e explicou que eu poderia retirar”, conta Teresa.
Segundo a coordenadora do programa, Elizandra Vieira, há vários casos parecidos com o de Teresa. Ainda assim, o caso é repassado ao cartório para que a paternidade seja reconhecida. “O cartório busca em registros a identificação do pai e realiza o registro espontâneo”, explica Elizandra.
O caso de Francisco Altemilton é o inverso. A mãe abandonou o filho, que hoje tem 2 anos, com ele, e também sem registro. A secretaria buscou em sistema a identidade da mãe, e, enfim, a criança pode ter o documento de nascimento.
“Nesse caso, como a criança está aos cuidados apenas do pai, tivemos que buscar a identidade da mãe no sistema para retirar a documentação. É lei a necessidade da identificação da mãe para tirar o registro”, ressalta Elizandra.
Além da retirada de registro de nascimento, outros órgãos também atuam, como a Secretaria de Segurança, na expedição de documento de identidade, assistentes sociais explicando os trâmites para conseguir o Bolsa Família, e o Incra, na retirada de CPF, entre ouros.
Uma chuva começou por volta das 14h deste domingo (24) em Rio Branco, poucas horas…
Os portões de acesso para torcedores no estádio Arena da Floresta abriram pontualmente às 14h,…
Mônica Martelli e Tatá Wenerck não seguraram a emoção ao lembrar de Paulo Gustavo. As…
O Governo do Acre divulgou neste domingo, 24, uma lista dos itens que serão proibidos…
O Santa Cruz já está pronto para o amistoso contra o Flamengo Sub-20, que marca…
O time sub-20 do Flamengo e o Santa Cruz do Acre, que fazem jogo de…