Categories: Cotidiano Notícias

Governo já planeja novas casas para famílias de áreas de risco do Acre

Por
João Renato Jácome

A expectativa é reduzir em até 95% o número de famílias afetadas pela cheia do Rio Acre na capital (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com o fim da cheia do Rio Acre que assombrou a capital do Estado e cidades do interior, o governador Tião Viana realizou uma reunião na tarde desta sexta-feira, 20, no Gabinete de Governo, para tratar do planejamento de novas casas para famílias de áreas de risco. Participaram da reunião o prefeito Marcus Alexandre, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPE/AC), Oswaldo D’Albuquerque, representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e empresários.


A princípio, o governo espera o lançamento da nova etapa do programa de moradias Minha Casa, Minha Vida, que deve ser feito em abril. A expectativa é de que mais três mil casas sejam anunciadas para a capital. Segundo o governador Tião Viana, 1.300 da fase anterior estão garantidas para ser entregues no Acre até setembro, e mais três mil estão sendo contratadas. Se esse número da nova etapa for confirmado, Rio Branco pode resolver até 95% dos problemas de áreas de risco, e aumenta a cota de transbordamento do Rio Acre para 17 metros.


Segundo o secretário de Obras Públicas, Leonardo Neder, o governo está preparado para começar as obras já no primeiro dia de sol do verão amazônico. Só em Rio Branco a alagação afetou 53 bairros, 900 ruas, 31 mil edificações e 102 mil pessoas, obrigando o poder público a fundar 31 abrigos, que receberam mais de 10 mil pessoas. Com o Rio Acre chegando à marca inédita de 18,40 metros, o prefeito Marcus Alexandre decretou calamidade pública na capital. A expectativa é garantir o maior número de entrega de casas possível para reduzir os danos de uma nova alagação já no ano que vem.


A superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Maria Cláudia Sakai, falou da experiência adquirida pelo banco e das empresas envolvidas com os conjuntos habitacionais anteriores, que com certeza fará com que haja mais celeridade nas próximas entregas. Já o procurador Oswaldo D’Albuquerque garantiu a participação do MPE para gerar ainda mais transparência e segurança jurídica em todas as etapas do processo, principalmente na garantia de que as áreas de risco desapropriadas não sejam mais ocupadas.


Share
Por
João Renato Jácome

Últimas Notícias

  • Tricas & Futricas

É assim que se faz

Aberson Carvalho, secretário da SEE, foi firme ao afastar o coordenador do Núcleo de Acrelândia,…

27/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Banco Central eleva de 2,3% para 3,2% a projeção do PIB em 2024

O Banco Central (BC) elevou de 2,3% para 3,2% a projeção de crescimento do Produto…

26/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Brasil está 10 anos atrasado em exploração de águas profundas, diz CEO da Petrobras

A CEO da Petrobras, Magda Chambriard, fez nesta quinta-feira (26) uma avaliação do futuro da…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Racing goleia Athletico e encara o Corinthians na semifinal da Sul-Americana

O Racing será o adversário do Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (26),…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Na estreia de Diniz, Cruzeiro empata com Libertad e avança na Sul-Americana

Na estreia do técnico Fernando Diniz, o Cruzeiro confirmou a classificação para semifinal da Copa…

26/09/2024
  • Cotidiano

Temporal deixa rastro de destruição em Vilhena

Um temporal atingiu a cidade de Vilhena, interior de Rondônia, na tarde desta quinta-feira, 26.…

26/09/2024