Categories: Acre

Sindcol diz que cobradores foram desligados por prática de fraude

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

O diretor do Sindicado das Empresas do Transporte Coletivo do Acre (Sindcol), Marcelo Alves, refutou, na tarde desta quinta-feira, as informações veiculadas na mídia local de que as empresas do setor  se preparam para promover uma demissão em massa de cerca de 300 cobradores.


Alves explicou que o que houve nos últimos dias foi o desligamento de 20 cobradores de ônibus que estariam praticando “fraudes no sistema com a utilização dos cartões dos colegas”. A denúncia foi feita pelos próprios usuários e constatada pelas empresas após uma investigação interna.


“No início desse mês foi descoberto que alguns trabalhadores estavam aplicado fraude no sistema utilizando de cartões de colegas pra passar a roleta dos ônibus. Isso foi descoberto através de denúncia dos próprios usuários. O usuário percebia que ele pagava a passagem para o cobrador e o cobrador usava o cartão para autorizar a roleta. E isso não é necessário. E quando ele usava esse cartão esse dinheiro não ia para o caixa das empresas. Estava havendo uma evasão de usuários. O usuário foi e denunciou isso pra gente. A  gente fez a verificação do sistema e descobrimos que eles estavam usando os cartões de outros colegas pra poder receber esse valor em dinheiro. A partir disso foi feita uma medida para que a gente punisse esses funcionários que estavam trabalhando de forma errada e nesse processo houve um desligamento de 20 funcionários. Mas isso não quer dizer que houve demissão em massa ou que a gente tá tirando cobradores. Não tem nada disso acontecendo. O que aconteceu é algo atípico e isolado que graças a Deus é uma parcela muito pequena da classe trabalhadora, que estava usando esse benefício próprio”, informou Marcelo Alves.


Sobre as linhas que operam sem a presença dos cobradores, o diretor do Sindcol afirmou que essa é uma tendência a ser seguida em todo país, principalmente nas capitais brasileiras, porém a figura cobrador não será substituída, pelo contrário, a ideia é torná-lo útil na comercialização dos cartões eletrônicos mais adiante, disse. “Até porque não há interesse algum para a empresa demitir funcionários porque é algo custoso, que gera custo para as empresas. No nosso novo sistema de bilhetagem os cobradores serão treinados e capacitados para ocuparem os postos de venda de cartões que ainda serão implantados pelo sistema”, explica.


Entendendo o sistema de bilhetagem eletrônica


O diretor do Sindcol Marcelo Alves também explicou a importância da bilhetagem eletrônica para o transporte coletivo de Rio Branco. Segundo ele, entre outras coisas, o sistema fornece dados estatísticos que possibilitam à empresa e ao Município, maior velocidade no planejamento bem como tomada de decisões corretivas em menor tempo e com maior segurança e efetividade.


Cada público tem um cartão, como vale-transporte, estudante, idoso, passe livre, portador de deficiência e cidadão, sendo que cada um tem regras próprias, alguns inclusive com foto que deve ser conferida pelo cobrador. A primeira via do cartão é gratuita.


O sistema possui monitoramento interno através de câmeras de vídeo, oferecendo maior segurança para os usuários e oferecendo mais recursos para o controle do sistema.


Sindcol espera aprovação de projeto que isenta empresas do ISS e congela tarifa


O diretor do Sindcol disse ainda que espera que a Lei complementar que concede isenção condicionada do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e da Outorga às empresas de transporte coletivo seja aprovada pela  Câmara de Rio Branco, na sessão extraordinária desta sexta-feira. O projeto deve ser aprovado por unanimidade, o que vai gerar o congelamento das passagens de ônibus na capital, pelo menos por um bom tempo.


As isenções concedidas ficam condicionadas à manutenção da tarifa de R$ 2,90 (dois reais e noventa centavos), bem como o investimento na renovação da frota, proporcional à quantidade de linhas de cada empresa.  O projeto entrou em votação na última terça-feira (17).


O projeto garante que se não for verificado o investimento na renovação da frota no prazo e condições definidos, a Administração Tributária deverá proceder com o lançamento do ISSQN devido pelas empresas de transporte coletivo durante o período de vigência da isenção concedida.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Professora do Acre selecionada para Portugal conta experiência de lecionar na Europa

Durante seis meses, a professora do Instituto Federal do Acre (IFAC), Maria das Graças Pereira,…

27/05/2024

Larissa Manoela recusa papel em novela das seis da Globo para fazer filme na Netflix

Larissa Manoela recusou mais uma proposta de trabalho da Globo. Sem vínculo com a emissora…

27/05/2024

A Grande Conquista 2: Guipa abre o coração para dona Geni e cai no choro

Guipa ficou emocionado na tarde deste domingo (26) em A Grande Conquista 2. Em conversa…

27/05/2024

Humaitá perde para o São Raimundo e segue na lanterna da Série D

Pela quinta rodada do grupo A1 da primeira fase, o São Raimundo venceu o Humaitá-AC…

27/05/2024

Rio Acre marca 2,79 metros e pode comprometer abastecimento de água na Capital

O nível do Rio Acre continua abaixo dos 3 metros em Rio Branco. Na manhã…

27/05/2024

Lívia Andrade dá bola fora ao sugerir casal na Dança dos Famosos: ‘Mulher em casa’

Lívia Andrade deu uma bola fora ao sugerir que Micael Borges formaria um ótimo casal…

27/05/2024