Categories: Acre

Dilma pede enfrentamento implacável contra a corrupção

Por
Roberto Gaz

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nessa quarta-feira (18), que o enfrentamento à corrupção deve ser visto como uma política de Estado, sistemática, implacável e constante e não apenas um momento eventual na história do País. “Temos de fortalecer, e vamos, as instituições públicas. Instituições fortes garantem que a virtuosidade política nas práticas administrativas e legais se imponha”, declarou a presidenta durante lançamento de Pacote Anticorrupção no Palácio do Planalto.


Dilma ainda destacou que a postura republicana exige de todos uma atuação isenta, imparcial e autônoma. “Posso dizer com clareza e firmeza que essa tem sido a ação do meu governo. Vêm se somar [ao pacote lançado hoje] as leis e medidas que adotamos ao longo dos anos e que, tenho clareza, contribuíram para um maior fortalecimento dessa questão no Brasil.”


Entre as medidas, a presidenta citou a Controladoria Geral da União (CGU) que além de órgão de governo, passou a ser órgão de Estado. “Se transformou num ministério. E, ao mesmo tempo, [houve] a criação do Portal da Transparência, que permite que qualquer gasto feito hoje esteja, 24h depois, disponível para escrutínio, avaliação da conformidade dos procedimentos envolvidos e da sua integridade”, exemplificou.


Ela lembrou que a implementação de medidas de combate à corrupção vem desde 2003, assim como a autonomia e independência de órgãos fundamentais ao Estado brasileiro, como a Polícia Federal e o Ministério Público. “Fortalecemos a Polícia Federal e garantimos a sua absoluta autonomia e isenção para investigar. Respeitamos sempre a autonomia do Ministério Público, nomeando, para sua chefia, integrantes da sua lista tríplice”, detalhou a presidenta.


Em sua fala, Dilma também ressaltou a cronologia de leis sancionadas por ela que auxiliam no enfrentamento à impunidade e à corrupção. “Primeiro, a Lei de Acesso à Informação Pública (…), também conhecida como a Lei da Transparência, que permite ao cidadão ter direito de acesso pleno às informações do Estado e do governo. Segundo, a nova Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro. Terceiro, a Lei de Combate às Organizações Criminosas e a Lei Anticorrupção, que regulamentamos hoje”, enumerou.


A presidenta explicou que casos de corrupção têm mais notoriedade hoje porque o País reforçou suas instituições e instrumentos de controle. Ela acrescentou que também por isso o Brasil mudou e pediu afastamento do antigo conceito de “levar vantagem em tudo”.


“Não somos mais o País que fazia e alardeava que era um povo que gostava de levar vantagem em tudo. Temos de nos afastar desta visão utilitarista das pessoas, das relações sociais e das relações entre o poder e o cidadão. Temos, sim, de criar uma nova visão, uma nova concepção: há uma nova moralidade pública, republicana e democrática, e porque não dizer, igualitária no sentido dos direitos civis”, disse.


Por fim, a presidenta disse estar consciente de que é um trabalho de mais de uma geração, “mas nós temos orgulho de ter começado. E, como eu disse na minha diplomação, quero ter o orgulho de ser a presidenta que deu os primeiros passos de forma mais efetiva para construção desse processo”.


 


Share
Por
Roberto Gaz

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Banco Central eleva de 2,3% para 3,2% a projeção do PIB em 2024

O Banco Central (BC) elevou de 2,3% para 3,2% a projeção de crescimento do Produto…

26/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Brasil está 10 anos atrasado em exploração de águas profundas, diz CEO da Petrobras

A CEO da Petrobras, Magda Chambriard, fez nesta quinta-feira (26) uma avaliação do futuro da…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Racing goleia Athletico e encara o Corinthians na semifinal da Sul-Americana

O Racing será o adversário do Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (26),…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Na estreia de Diniz, Cruzeiro empata com Libertad e avança na Sul-Americana

Na estreia do técnico Fernando Diniz, o Cruzeiro confirmou a classificação para semifinal da Copa…

26/09/2024
  • Cotidiano

Temporal deixa rastro de destruição em Vilhena

Um temporal atingiu a cidade de Vilhena, interior de Rondônia, na tarde desta quinta-feira, 26.…

26/09/2024
  • Juruá

Cruzeiro do Sul tem feriado duplo nesta sexta-feira (27); saiba o que abre e fecha

Esta sexta-feira, 27, é feriado municipal da Marcha para Jesus em Cruzeiro do Sul e…

26/09/2024