O Rio Madeira, que vem enchendo nos últimos dias, começou a invadir a Estrada do Belmont, único acesso às bases distribuidoras de combustíveis de Porto Velho e onde ficam as balsas transportadoras de mercadorias para outros estados, principalmente Acre e Amazonas.
Segundo o site G1 de Rondônia, a água já interditou cerca de dois quilômetros da via. Um trator está levando os motoristas para o próximo porto e um rebocador faz o transporte das mercadorias dos caminhões, para serem levadas à balsa e descer o rio.
O Departamento de Estradas de Rodagens (DER) informou que não há como evitar o alagamento na estrada e que um desvio será utilizado. Em 2014, a via foi completamente interditada e o abastecimento em Rondônia ficou parado por três dias. Na quinta-feira (12), o nível do rio estava em 16,96 metros, segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
Nesta sexta feira (13), o nível do manancial no perímetro urbano da capital rondoniense permaneceu praticamente estável, em 16,95 metros, mesmo nível dos últimos dois dias.